Piscina com Borda Infinita: Como funciona + 13 Fotos incríveis

Anse Chastenet Resort (Piscina Fundo Infinito)
Piscina do Anse Chastenet Resort em Santa Lúcia – Caribe. (Foto por proconweb.com)

A piscina com borda infinita (também conhecida como fundo infinito) é um dos mais lindos detalhes visuais da arquitetura de piscinas, através de uma ilusão de ótica gerada pelo efeito, ao olhar a piscina temos a impressão de que ela não tem fim, se fundindo com o horizonte, com o céu, com o mar, e com toda a paisagem.

O efeito pode ser colocado em uma ou mais bordas da piscina, e funciona ainda melhor em lugares altos (unindo-se com o céu azul) ou de frente para o mar (flertando com o oceano), deixando o visual ainda mais incrível.

Como funciona

  1. A parede da piscina com a borda infinita é construída um pouco mais baixa para a água transbordar;
  2. Do lado de fora é construído um reservatório ou canaleta que recebe a água que vaza da piscina;
  3. Uma bomba elétrica faz a água retornar para a piscina.

Como os banhistas não conseguem ver o reservatório “escondido” do lado de fora da piscina, a impressão é que a piscina não tem fim, pois não se enxerga nada segurando a água, gerando um efeito visual lindo.

13 fotos de piscinas com fundo infinito Fabulosas!

Planejamento

É fundamental um bom planejamento para dimensionar e calcular corretamente o volume do tanque, equipamentos e potência necessária; por isso a importância de contratar uma empresa especializada para realizar o projeto.

Verificar se o terreno é adequado também é o trabalho de uma empresa especializada. Terrenos em declive são ideais para esse tipo de projeto, pois é possível executá-lo no alto, aproveitando melhor a vista.

Outro ponto importante é que a piscina precisa ser perfeitamente nivelada, caso contrário a água não transbordará por igual prejudicando o efeito desejado.

Detalhes e dicas

  • Skimmer se torna opcional: uma das vantagens da borda infinita é que ela desempenha o papel do skimmer, as folhas e outros detritos são recolhidos pelo tanque debaixo da borda infinita tornando o skimmer opcional.
  • Bomba e filtro: É possível utilizar a mesma bomba e filtro da piscina.
  • Mais água é usada: mesmo a água sendo reaproveitada e bombeada novamente para o tanque, se gasta mais água do que em uma piscina convencional.
  • Método construtivo: qualquer tipo (concreto armado, alvenaria estrutural, e vinil) pode ser usado na construção da piscina com borda infinita. Já para o modelo de fibra de vidro (que é pré-fabricado) é difícil encontrar com formato de borda infinita, deve-se verificar disponibilidade com os fornecedores.
  • Custo: o projeto de borda infinita costuma encarecer em média 10% do preço do projeto.

É comum encontrar piscinas de borda infinita em hotéis 5 estrelas e casas luxuosas; mas também é possível tê-las em residências! Portanto não desista de realizar esse sonho e ter uma em sua casa!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.