Trocador de Calor (Bomba de Calor) para Piscina – Como Funciona

Trocador Calor 'Yes' é famoso pela marca Sodramar
Trocador Calor ‘Yes’ é famoso pela marca Sodramar

O Trocador de Calor também é conhecido como Bomba de Calor, o sistema absorve o calor do ar e transfere para a água, que fica quentinha.

É um sistema econômico e sustentável, gera mais economia quando comparado ao sistema elétrico ou a gás, perdendo apenas para o aquecimento solar. Compacto e fácil de instalar, não é necessário muito espaço para sua instalação.

No primeiro aquecimento, o trocador de calor demora cerca de 48 horas para elevar a temperatura da piscina de 15°C para 30°C, porém depois ele consegue manter a temperatura sempre no padrão, sendo necessário mantê-lo ligado apenas algumas horas por dia.

O tamanho do trocador é dimensionado com base em alguns pontos: volume e área da piscina; temperatura média anual da região; incidência de vento, e se a piscina está em local aberto ou fechado. Esses detalhes só podem ser analisados por uma empresa capacitada, portanto contrate profissionais especializados.

Detalhes e dicas:

  • Como funciona: o aparelho remove o calor do ar, aumenta o calor com um compressor através de um gás refrigerante, transfere o calor para a água e faz a exaustão do ar frio pelo topo do equipamento. O equipamento usa um pouco de energia elétrica para movimentar o compressor e o ventilador, mas é a troca de calor que aquece a água, portanto é econômico.
  • Instalação: simples, deve ser instalado em área externa e interligado ao sistema de filtragem já existente na piscina. Pode ser instalado em qualquer tipo de piscina.
  • Economia: é 75% mais econômico que o sistema elétrico, e 65 % mais econômico que o sistema a gás. Porém perde para o sistema solar.
  • Painel digital: através do painel é possível controlar a temperatura desejada.

Similar Posts

3 Comments

  1. Li atentamente o texto, mas qto ao desempenho, na prática, não acontece você descrito. Nunca eleva a água na velocidade de 48! O que se tem discutido entre os usuários e que em média, sobre um grau por dia e estou falando de aquecedor novo e instalado sob todas as normas técnicas. A Sodramar, por exemplo não sabe informar nada sobre isso é o consumo de luz, dobra.
    Abç

  2. boa noite! com minha pequena experiencia que teno com trocador vejo muitas instalação equivocada fazendo com que o equipamento trocadir de calor pecar de 70 a 50 % da sua pot~encia termica e ficando uma imagem negativa do produto.
    porém devemos ter uma pequena ressalta em todos os requesitos, do equipamento trocador de calor a sua instalação, local da instalação e bomba centrifuga a ser utilizada, todos esses fatores tem sua somatoria no aquecimento da piscina…
    att. PB SAUNAS AQUECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.