Segurança em Piscinas: Dicas e Equipamentos

Escada na Piscina auxilia segurança
Escada é apenas um dos itens que auxilia a segurança em piscinas

A piscina é um ambiente de descontração e alegria para família e amigos, porém alguns cuidados de segurança em piscinas devem ser seguidos para não transformar esse sonho em pesadelo.

Lembre-se sempre que piscinas devem ser feitas por profissionais capacitados, que iram cuidar de todos os detalhes de segurança, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Confira nos tópicos abaixo uma lista de dicas de segurança, os equipamentos essenciais para a segurança da piscina, e no final o vídeo de uma matéria exibida no Programa ‘Mais Você’ de Ana Maria Braga, falando sobre acidentes graves em piscinas e como evitá-los.

15 Dicas de segurança

  1. De olho nas crianças: apesar de já existirem alarmes, cercas de proteção e aparelhos tecnológicos, a supervisão de um adulto sempre é necessária! Nunca deixe crianças e animais de estimação sozinhos perto da piscina, ou sobre cuidados de pessoas irresponsáveis ou que você não confia.
  2. Aprenda sobre primeiros socorros para afogamentos: confira dicas e cursos no site da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) em www.sobrasa.org.
  3. Não deixe brinquedos perto da piscina quando estiver sem uso: eles podem atrair as crianças para a água, causando acidentes.
  4. Mergulho cuidadoso: não mergulhe em piscina onde não seja possível enxergar o fundo; e antes de mergulhar em uma piscina procura saber qual o profundidade média do local.
  5. Aulas de natação: coloque as crianças na aula de natação; e os adultos também devem se inscrever nas aulas, quando um adulto aprende e se esforça a criança se estimula.
  6. Pisos: os pisos da área externa devem ser antiderrapantes e atérmicos.
  7. Profundidade da piscina: se a piscina tiver diferentes profundidades, devem ser demarcadas com pastilhas em cores diferentes no fundo. A inclinação em direção ao fundo deve ser gradativa, para não causar surpresas ao banhista desatento. A profundidade de 1,40 m é uma boa recomendação; porém a decisão fica por conta do proprietário.
  8. Bordas: devem ter o lado voltado para a água arredondado.
  9. Área ampla ao redor: na hora de construir, reserve um bom espaço para circulação dos banhistas. Se o espaço ao redor da piscina for pequeno pode causar desequilíbrio e quedas acidentais na água.
  10. Instalação elétrica: deve ser bem elaborada e produzida por profissionais, para evitar choques.
  11. Aparelhos eletrônicos: recomenda-se que fiquem longe da piscina, para evitar acidentes com choques elétricos.
  12. Tomadas: devem ficar longe no mínimo 1,5 m da parede da piscina, e 0,10 m acima do piso ou 0,20 m do nível máximo da água.
  13. Evite copos e pratos de vidro: evite usa-los perto da piscina, prefira copos e pratinhos de plástico descartável.
  14. Bebidas alcoólicas moderadas: seja moderado, isso evita acidentes e situações desagradáveis.
  15. Cuidados com produtos químicos para tratamento de água: Guarde-os muito bem, longe do alcance das crianças. Nunca misture produtos de marcas ou tipos diferentes.

Equipamentos para aumentar a segurança em piscinas

Confira 5 equipamentos importantes, clique na descrição de cada um para acessar páginas com detalhes.

  • Ralo de fundo feito corretamente (muito importante!): item mais importante da piscina, se mal dimensionado ou instalado pode causar sérios acidentes, ou até causar a morte.
  • Capa de segurança: protege crianças de acidentes, impede a entrada de sujeiras na água, e ajuda até na economia de produtos químicos.
  • Cerca de proteção: oferece segurança e protege as crianças; podem ser instaladas em piscina de qualquer formato e tamanho.
  • Alarme de imersão: sempre que algo entrar na água, o alarme emite um sinal sonoro forte para que os adultos possam correr até piscina e verificar o problema.
  • Escadas: facilita a entrada e saída da água, trazendo conforto e segurança para pessoas com dificuldade de locomoção.

(Vídeo) Programa mais você da Ana Maria Braga Fala sobre segurança na Piscina

Segurança nunca é demais para você e sua família, fica a dica!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.