Aquecedor Solar para Piscina – Como Funciona

Aquecedor Solar de Piscina
Aquecedor Solar de Piscina da Sil Aquecedores

O aquecedor solar converte a energia do sol em energia térmica, e deixa a água da piscina quentinha. O melhor de tudo é que não gasta energia elétrica, nem gás, portanto faz bem para o seu bolso (economiza dinheiro com a conta de luz ou de gás) e protege o meio ambiente (é sustentável e não agride a natureza).

Como funciona

Placas (também chamadas de coletores solares, ou painéis solares) instaladas no telhado (ou em outro local de grande exposição solar), absorvem os raios solares, ficando cada vez mais quentes; a água fria da piscina circula pelas placas, onde é aquecida, e volta para a piscina quente. O processo é continuo, a piscina vai aquecendo gradativamente, até ficar na temperatura desejada.

  • Instalação: A instalação pode ser feita em qualquer tipo de piscina (concreto armado, fibra de vidro, alvenaria ou vinil), e é necessário ter área livre no telhado ou em outro local de grande exposição solar. As placas devem ser instaladas inclinadas para o norte, para aproveitar o máximo da radiação do sol.
  • Quantidade de Placas solares necessárias: O número de placas solares necessárias é geralmente equivalente à área da piscina, quanto maior a piscina, mais placas são necessárias. A região da residência também influência, um aquecedor solar instalado no Sul do Brasil (região que recebe menos radiação solar), precisa de mais placas; já os estado do Norte e Nordeste (Região mais quente), não precisam de tantas placas solares para funcionar.
  • Sistema de apoio: Em semanas de dias frios, nublados e com chuva, pode não haver insolação suficiente para aquecer a água; nesse caso é necessário o uso de um sistema de apoio. O sistema de apoio pode ser um aquecedor elétrico, aquecedor a gás ou trocador de calor; um deles é instalado acoplado ao sistema solar, e é ligado apenas quando necessário.
  • Motobomba e energia elétrica: uma motobomba é usada para fazer a água circular entre a piscina e as placas solares; no processo é usada energia elétrica, porém o gasto de eletricidade é mínimo.

Vantagens do aquecedor Solar

  • Energia solar é grátis: o sol está disponível para todos, de graça; todos os dias ele nasce com sua energia forte e infinita, por qual razão não usar esse potencial?
  • Dinheiro é economizado: não há gasto com energia elétrica ou a gás, o sistema de aquecimento solar é o mais econômico que existe.
  • Preserva a natureza: a energia solar é ecológica, limpa, pura, não agride o meio ambiente; usá-la é ajudar o planeta Terra.

Possíveis desvantagens

  • Necessita de área grande para instalação: normalmente as placas são instaladas nos telhados das residências, em uma área equivalente ao tamanho da piscina. As outras opções de aquecimentos (aquecedor elétrico, aquecedor a gás, trocador de calor) são menores.
  • Investimento inicial maior: o custo de aquisição é mais caro comparado aos outros sistemas (porém como o gasto com energia elétrica ou a gás é zero; com o passar dos meses o dinheiro volta devido a grande economia de energia).
  • Funcionamento prejudicado em longos períodos sem sol: em região que passam longas semanas sem sol, o aquecedor solar não vai captado energia do sol suficiente, sendo necessário ligar o sistema de apoio (aquecedor acoplado; seja elétrico, a gás, ou bomba de calor).

Detalhes e dicas

  • Retorno do dinheiro investido: a economia com energia elétrica ou a gás (que são utilizadas no aquecedor elétrico e a gás, respectivamente), permite um retorno no dinheiro investido na aquisição do aquecedor solar em cerca de 3 anos.
  • Durabilidade: cerca de 20 anos.
  • Manutenção: as placas devem ser lavadas duas vezes por ano, apenas com água e sabão neutro. O processo deve ser feito no começo da manhã para evitar choques térmicos ou a quebra do vidro. Os meses indicados para manutenção são Abril e Junho (época de menor radiação solar). Atenção: deve ser feito por profissionais para evitar acidentes.
  • Contrate empresas especializadas: profissionais capacitados seguiram todos os detalhes de dimensionamento e instalação do sistema, portanto, contrate empresas especializadas.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.