Iluminação de Piscinas: como funciona e opções

Imagine: você chega em casa a noite, olha para a sua área de lazer e vê uma piscina brilhando com cores intensas e vivas; azul, verde, vermelho, roxo, branco; um show de cores na água, e no céu a lua e as estrelas.

Parece um sonho?  

Esse é o tipo de ambiente que uma piscina iluminada pode proporcionar. Mas não é apenas por questões estéticas que vale a pena iluminar a piscina, confira algumas vantagens da iluminação noturna:

  • Segurança: enxergar o fundo da piscina, as curvas, as paredes, e até mesmo visualizar outros banhistas mergulhando na água; são detalhes importantes para a segurança dos usuários.
  • Natação à noite: a prática de atividades e natação na piscina é importante para quem trabalhou ou estudou o dia inteiro e precisa de um tempo para relaxar e se exercitar. Para muitas pessoas só resta tempo à noite, portanto a iluminação da piscina é essencial.
  • Decoração para festas: os efeitos luminosos e artísticos das tecnologias LED e de Fibra ótica, permitem trocar a cor da piscina facilmente; pode-se colocar, por exemplo, vermelho no natal e branco no ano novo, tornando a piscina mais um elemento de decoração da festa, atraindo olhares de todos os convidados.
  • Valorização da área de lazer: a piscina já não é apenas um espaço para banho, é uma área de interação humana, ter o ambiente iluminado aumentará esse elemento.
  • Paisagismo: a piscina é um importante elemento visual da residência, a iluminação é um aspecto importante no paisagismo da área externa.

Planejamento e Execução

Embora a iluminação possa ser colocada em piscinas já prontas, planeja-la antes da construção da piscina é importante, pois a instalação será mais fácil, e o projeto luminotécnico será feito nos mínimos detalhes, possibilitando um resultado melhor.

Tanto o planejamento quanto a execução devem ser feitos por uma empresa especializada, pois muitos detalhes são importantes para o sucesso de um projeto de iluminação. O mais importante cuidado que uma empresa capacitada terá é com a segurança, pois todos os equipamentos e instalações devem seguir normais técnicas para proteger os usuários de choques elétricos.

A cor do revestimento interno também é muito importante, é necessário que o revestimento seja claro para a luz refletir e a iluminação atingir seu máximo potencial; uma piscina de revestimento escuro terá a iluminação prejudicava, será necessário aplicar mais potencia e pontos de luz, e o resultado poderá frustrar o proprietário.

No projeto, além da cor do revestimento interno, também devem ser analisados: profundidade, formato da piscina, localização da residência, número e localização perfeita dos pontos de iluminação.

Tudo pode ser iluminado: Cascastas, spas, chafarizes e muito mais

Iluminar cascatas, chafarizes, spas acopladas, ofurôs, hidromassagens, espelhos d’água, entre outros acessórios da piscina trará beleza e charme para o ambiente. Esses são itens opcionais, mas devem ser levados em consideração, pois é uma iluminação incremental esteticamente muito valiosa.

Tipos de iluminação

Confira as alternativas disponíveis no mercado, acesse as páginas de cada uma para ver detalhes e fotos:

  • Fibra Ótica: Ilumina a piscina com diversas cores, é 100% seguro, e economiza energia elétrica.
  • LED: produz um show de cores e efeitos especiais, é moderno, econômico, e durável.
  • Refletores tradicionais: utilizam lâmpadas dicroicas ou comuns, tem custo de instalação mais barato, porém gasto energético mais caro.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.