Fibra Ótica: Como Funciona para Iluminação de Piscina

A fibra ótica é um sistema de iluminação moderno (permite troca de cores e efeitos especiais), econômico (apenas uma lâmpada ilumina diversos pontos de luz) e seguro (não há contato elétrico com a piscina, é o sistema mais seguro do mercado).

O que é e como funciona

A fibra ótica é um filamento (fio muito fino) de vidro ou plástico que conduz a luz por meio de uma sucessão de reflexões; ela é transparente e pode ser agrupada em cabos. Com apenas uma única fonte luminosa ligada à rede elétrica, uma lâmpada (normalmente de vapor metálico) emite os reflexos pelos cabos, que chegam até os pontos da piscina. Repare que a corrente elétrica não passa pelos cabos, apenas a luz, portanto é um sistema 100% seguro.

  • Sistema Pontual e Perimetral: a condução de luz nos cabos de fibra ótica pode funcionar de duas maneiras, no sistema pontual (Endlight) e perimetral (Sidelight), eles podem ser usados separados ou juntos. O sistema pontual ilumina a água totalmente, já o perimetral realça o contorno arquitetônico da piscina, ideal para uso decorativo.
  • Instalação: pode ser instada em qualquer tipo de piscina, mesmo depois de construídas; nesse caso é necessário atenção à impermeabilização, que deve ser feita por empresas capacitadas.

A distribuição da luz é homogênea, e os pontos de luz furados na piscina são pequenos, não interferindo na arquitetura do projeto.

Ilumina também cascatas, chafarizes e muito mais

A iluminação com fibra ótica, também pode ser aplicado em cascatas, ofurôs, espelhos d’água, chafarizes, entre outros recursos.

Cores

As cores são trocadas através de um disco colorido giratório instalado entre a lâmpada e a fibra ótica; o disco altera a cor da luz emitida, que chegam lindas até a piscina. A variação de cores é imensa, já que o disco pode ser trocado. Através de controle remoto podem ser programados e controlados efeitos de mudança de cores.

Custo

O custo inicial (aquisição e instalação) é bem mais caro comparado aos refletores de lâmpadas dicroicas, porém a economia fica por conta do baixo consumo de energia elétrica e a manutenção praticamente nula.

Detalhes e dicas

  • Manutenção: apenas trocar a lâmpada, que tem duração média de 6 mil horas (equivalente a dois anos, funcionando 8 horas por dia).
  • Segurança: Não há condução de energia elétrica, nem contato de eletricidade com a água, a lâmpada fica a distância (normalmente na casa de máquinas), o que torna a fibra ótica o sistema de iluminação mais seguro do mercado.
  • Economia: Com uma única lâmpada especial de 150 watts, iluminam-se vários pontos de luz, portanto é um sistema muito econômico. A lâmpada dura cerca de 6 mil horas.
  • Durabilidade: a fibra ótica é extremamente durável, os cabos não precisam ser substituídos.

É necessário que o revestimento interno da piscina seja claro, para aproveitar de toda a iluminação da fibra ótica; revestimentos escuros absorvem a luz, e o resultado final fica prejudicado.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.