Altura do nicho no banheiro: qual a altura ideal?

Nichos para alocar itens de uso diário (shampoos, etc,) devem ter altura de fácil acesso, já os decorativos (plantas, etc.) podem ficar mais altos

Instalar um nicho seu banheiro é garantia de praticidade para o cotidiano e ao mesmo tempo um item de decoração muito belo para seu toalete.

Mas como escolher a altura ideal? E se o banheiro for muito pequeno? Entenda neste artigo tudo sobre o assunto.

O que é um nicho?

Embora muito simples, os nichos são um dos itens que chamam facilmente a atenção em qualquer casa.

Quem nunca reparou nos belos nichos decorativos em formato de quadrado, retângulo, redondo ou até mesmo hexagonal?

Nicho embutido é uma forte tendência, porém exige maior intervenção na instalação (Crédito: Astra – astra-sa.com)

Nos últimos anos os nichos embutidos têm ganhado muito destaque nos projetos arquitetônicos, porém sua instalação exige maior intervenção. Os nichos embutidos muitas vezes são fabricados em fibra de vidro e possuem um aspecto brilhante e sofisticado.

Tipo de material de nicho para banheiro

Geralmente quando instalados na sala, quarto ou cozinha eles são feitos de madeira ou MDF, já quando instalados no banheiro pode ser feitos de mármore, porcelanato, quartzo ou granito.

Outra opção é o nicho feito de revestimentos, ideal para quem não quer chamar a atenção e seguir o mesmo padrão da parede. Nesse caso você aproveita o próprio azulejo, pastilha ou porcelanato utilizado na construção do seu banheiro.

Conforme já mencionado, os nichos possuem tanto função estética (embelezam o ambiente, muita vezes sendo utilizados como suporte para plantas e objetos decorativos) e de organização (suporte para item de banheiro como shampoos, cremes, sabonetes; ou outros itens pertinentes a qualquer outro cômodo da residência).

Como escolher o nicho ideal para banheiro

A variedade de tipos de nicho de banheiro é enorme, são muitas opções de formato, material, cores e tamanhos.

Algumas perguntas que você pode fazer antes de escolher o nicho são:

  • O que vou guardar? Será apenas um item decorativo (plantas e objetos) ou item de uso cotidiano (shampoos, cremes, etc);
  • Será utilizado dentro ou fora do Box do banheiro? Caso seja na parte externa qualquer material pode ser escolhido, caso seja dentro do Box não é possível utilizar madeira ou MDF.
  • Qual é a altura do nicho de banheiro ideal para o local que decidi instalar?

Responda todas essas perguntas antes de comprar o nicho e será poupado de problemas na instalação e uso.

Qual a altura ideal do nicho no banheiro?

Não existe regra exata para altura e tamanho do nicho do banheiro, mas de modo geral podemos indicar que o nicho deve ser instalado com a altura de no mínimo 1,20m do chão.

O principal fator de escolha é saber qual o objetivo do nicho, qual local será instalado, e qual a altura confortável para os moradores da casa.

  • Altura para nichos de uso cotidiano: caso o nicho seja para uso diário de todos os membros da casa, por exemplo, ser instalado dentro do box para armazenar shampoo e sabonete, é necessário que a altura seja compatível com todos os membros da casa, dessa maneira ninguém terá dificuldade de pegar e guardar os objetos.
  • Altura para nichos de decoração: se o nicho será apenas para decoração, por exemplo, para suporte de plantas. Não é necessário que fique em uma posição perfeita para que todos os moradores da casa tenham acesso ao nicho, já que apenas esporadicamente será necessário prestar manutenção.

Além disso, ele deve ter no mínimo 30 cm de altura (para caber objetivos como shampoo e condicionador) e 10 cm de profundidade (para que nada caia com facilidade).

Na hora da instalação, muita atenção para não escolher uma parede com as passagens de tubulação e pilares. Essa dica é fundamental para evitar problemas.

Recomendações para áreas molhadas

Em áreas com muita água, sobretudo dentro do box ou próximo do chuveiro, deve escolher nichos de granito, mármore ou porcelanato.

Mas caso você não disponho do valor necessário para esse investimento, e desejo uma solução mais prática, fácil de instalar, e barato, é possível optar pelos nichos de plástico.

Nas áreas do banheiro sem contato direto com a água, por exemplo, acima da pia ou vaso sanitário, é possível escolher um nicho de madeira ou MDF, que são os mais conhecidos.

Caso exista a possibilidade em seu toalete, os nichos podem ser combinados em diferentes paredes, ou até instalados em conjunto com o móvel do banheiro.

Conclusão

Não existe receita exata para escolha da altura do nicho do banheiro, mas de forma geral podemos concluir que:

  • Para nichos exclusivamente decorativos, a altura é livre e pode ser escolhida de acordo com seu gosto pessoal;
  • Para nichos de uso diário das pessoas da casa; a altura deve respeitar as diferenças de alturas dos moradores para que todos possam utilizá-lo;
  • Para locais molhados, escolha nichos de mármore, porcelanato, granito, fibra de vidro; ou mesmo de plástico;
  • Para locais secos os mais utilizados são nichos de MDF ou madeira, embora a escolha seja livre;
  • O tamanho do nicho varia de acordo com o objetivo (quais item serão guardados) e tamanho disponível (qual tamanho livre na parede que será instalado);
  • De maneira geral respeite a altura de instalação mínima de 1,20 m de altura do chão, e o formato com no mínimo 30 cm de altura e 10 cm de profundidade.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.