LED na Iluminação de Piscinas – Como Funciona
Os refletores com tecnologia LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) vêm conquistando o mercado, pois é um sistema moderno; de alta durabilidade; econômico; e permite troca de cores facilmente, cada dia é possível ter a piscina com uma cor diferente.
A tecnologia LED gera cores vivas e intensas; com um controle remoto pode-se trocar a cor da luz em inúmeras tonalidades: azul, verde, amarelo, vermelho, branco, entre outras.
Permitem efeitos especiais, como mesclar cores e troca de cor programada. Cada dia pode-se colocar uma cor diferente, de acordo com o estado de espirito do proprietário, ou o tema da festa comemorativa (vermelho no natal, e branco no ano novo, por exemplo).
Os pontos de LED são colocados nas laterais do tanque, e podem ser instalados em qualquer tipo de piscina. O custo de instalação é mais caro que os refletores tradicionais de lâmpada dicroica, porém são muito mais econômicos, e com a passar dos anos há uma grande economia de dinheiro na conta de luz.
Para o cálculo da quantidade de pontos de LED necessários, a empresa contratada deve avaliar a cor do revestimento, formato, profundidade, e a localização da residência.
Detalhes e dicas
- Durabilidade: tem vida útil de 50 a 100 mil horas.
- Economiza energia elétrica: o refletor de LED trabalha em média com 3,5 watts, muito mais econômico que o refletor de lâmpada dicroica, que trabalho com no mínimo 50 watts.
- Potência e alcance: em uma piscina de 32 m² e 1,40 m de profundidade, 5 pontos de LED oferecem um iluminação perfeita.
- Manutenção: praticamente nula, apenas há manutenção caso queime algum LED.
- Segurança: operam com uma tensão de 12 Volts, eliminando o risco de choques elétricos nos banhistas. Os fios devem ser aterrados, e possuir dispositivo DR (Diferencial Residual).
- Ecológico: não utiliza mercúrio, é ecologicamente correto.