Conheça os melhores chás para plantar em casa
Todos os dias milhares de pacotinhos de chás são vendidos em diversos supermercados, e se ao invés de comprá-los, existissem chás para plantar em casa? Bom, o melhor é que existem!
Embora pareça utopia, é bem simples começar uma pequena horta e ter uma variedade de ervas, plantas e até mesmo frutas para fazer chá.
Veja neste artigo os melhores chás para plantar em casa e comece agora mesmo o seu cultivo.
Chás para plantar em casa
Sendo uma arte milenar, é ideal que o seu preparo seja feito com excelência. Há algumas dicas de preparo dos chás para plantar em casa, na qual auxiliam também no seu cultivo.
Não existem muitos segredos, entretanto, segue a dica mais importante: não retire muitas folhas de uma única vez, essa atitude pode matar o ramo.
Sabendo disso, veja os melhores chás para plantar em casa. Ah, e eles não estão em ordem de relevância ou qualidade.
Hortelã
Popular em todo o Brasil, a Hortelã é um dos ramos mais fáceis de serem cultivados e é uma das plantas mais escolhidas por iniciantes no ramo das hortas.
Seu chá ajuda não apenas no controle de gripes e crises nasais, como também no alívio de dores abdominais, cólicas e estimula o apetite.
Considerada também uma das flores mais fáceis de cultivar. Não precisando de muita luz solar ou umidade para o seu crescimento.
Gengibre
Presente em muitos filmes internacionais, é um dos chás mais consumidos em épocas de chuva, sendo um ótimo antioxidante e possui propriedades que combatem vírus e bactérias.
Sendo o chá ideal para a cura de gripes, resfriados e na digestão de alimentos. Sendo muito simples de cultivar e com apenas um pequeno vaso e um pouco de luz solar é possível dar o seu crescimento.
Manjerona
Usada não apenas para chás, a Manjerona é um excelente tempero e se dá muito bem com outras folhas que acompanham a culinária. Com um sabor concentrado e com uma pequena essência de menta.
Bastante consumida para aliviar dores no abdômen, cólicas, gases e inflamações no fígado. Podendo ser cultivada em terra seca (porém úmida) e com baixa luminosidade.
Erva-doce
É claro que não podia faltar a erva-doce nessa lista de chás para plantar em casa. Usada desde o século passado, serviu por muito tempo como aperitivo principal da realeza no Brasil.
Possuindo um sabor único e que sequer se assemelha a um chá, na qual seu chá ajuda no combate a flatulência, dores no intestino e cólicas. E claro, além de servir como filé mignon dos chás da tarde.
Sendo possível cultivá-la em terreno úmido com muito ou pouca luminosidade.
- Que nome se dá ao pé de caqui? Confira curiosidades e como plantar
- Como cultivar espada de São Jorge na água: aprenda a plantar e cuidar
Cidreira
Das ervas citadas, é com certeza a mais sofisticada. Presente nas mesas das famílias de classe média, é um chá que possui um sabor divergente dos demais.
Bem semelhante com a Hortelã, possui propriedades semelhantes e adeptas a cura de problemas intestinais e sintomas da gripe.
Além de ser escolhido como calmante, é usado principalmente por pessoas que têm problemas de nervos ou gastrite nervosa. Podendo ser cultivada em um pequeno canteiro e até mesmo em pequenos recipientes.
Camomila
Andando de mãos dadas com a cidreira, a Camomila é o primeiro nome que chega até as línguas quando o assunto é calmaria e sonolência. Suas propriedades induzem o corpo ao descanso e a regeneração.
Possui um sabor bem forte, e há dois tipos diferentes: romana e alemã, ambas com propriedades semelhantes. Podendo ser cultivada em terra seca e com muito sol, entretanto, necessita de bastante água para o seu cultivo.
Manjericão
Sem sombra de dúvidas não pode faltar na horta dos apaixonados por esse mundo. Sendo bem indicado para bebidas e sendo uma dos chás mais usados para fins medicinais.
Sua folha auxilia no tratamento de dores e infecções, sendo usado para o tratamento de dores de ouvido, tosse, gripe e até mesmo asma.Deve ser cultivada em terrenos férteis e com exposição solar. Ah, e uma dica… auxilia no controle do mau hálito, hein!