Como fazer um pergolado simples e barato

Foto de Jan van der Wolf/Pexels

Tudo que possa trazer conforto e estilo para uma casa é bem-vindo. Afinal de contas, a residência deve ser o seu refúgio, o local onde você relaxa e se diverte. Por isso o pergolado é tão desejado, porque esta estrutura permite reunir familiares e amigos ao ar livre e protegê-los do sol. 

A popularidade dos pergolados é tanta que eles são vistos com frequência nas revistas e eventos sobre decoração. Com criatividade e sensibilidade, os arquitetos e decoradores criam belíssimos ambientes de relaxamento com essa estrutura tornando seus projetos o sonho de consumo de muitas pessoas.

Estar presente em revistas e eventos de decoração eleva o preço do pergolado. Por isso, ele pode ser algo distante para muitas pessoas. Mas temos uma ótima notícia para você: vamos explicar como fazer um pergolado simples e barato. Continue aqui para aprender!

O que é pergolado e qual sua origem?

O pergolado é uma estrutura cujo objetivo é fazer sombra. Vemos a construção dele nos quintais, jardins e área de piscina de residências, hotéis, chácaras e fazendas. Até mesmo escolas com grandes áreas verdes podem receber esse item.

A origem do pergolado é mais antiga do que você imagina. O termo vem do latim “pergula” com o significado de “pequena colina” ou “elevação”. A explicação para este último é a seguinte: na Roma Antiga a palavra “pergula” eram as estruturas de sustentação das videiras. Já no antigo Egito a estrutura era usada para fazer sombra. 

Em relação ao material, o pergolado de madeira é o mais comum. As opções mais usadas são a madeira de demolição, peroba e jatobá. Outras possibilidades são o bambu, ferro e até concreto. A escolha da matéria-prima depende do estilo que você deseja imprimir. Para compor um estilo aconchegante e rústico, a madeira é o ideal. O bambu também traz rusticidade mesclada com clima tropical. 

Todas as possibilidades de uso do pergolado

Nas casas com jardim, o pergolado, quando instalado no centro da área verde, transforma-se em uma “ilha verde”, onde você pode deixar flores suspensas e colocar uma mesa para servir refeições ao ar livre. Ele também pode ser construído no canto do jardim com uma  base em forma de “L” para ser adornado com vasos de flores.

Outra possibilidade interessante é instalar pergolado de madeira na frente da casa e decorar o espaço com poltronas e um sofá confortável para o tradicional cafezinho após o almoço. A estrutura também é opção para conectar a sala de estar ao quintal, como uma espécie de túnel. 

As áreas com piscina também se beneficiam com a beleza do proporcionado pelo pergolado. Neste cenário, o pergolado com espreguiçadeira permite relaxamento após o mergulho. Com mesa e cadeiras, o espaço torna-se perfeito para petiscos e refeições.

Por fim, o pergolado de madeira também é opção para as garagens. A utilidade do pergolado para garagem é proteger o carro do sol e da chuva e trazer conforto aos pedestres no caminho da garagem à casa, tudo isso com estilo.

Como fazer um pergolado simples e barato

O preço de um pergolado de madeira varia. Além do tamanho, questões como matéria-prima, mão-de-obra e complexidade do projeto determinam o valor. O custo é calculado por metro quadrado e o preço de pergolado de madeira de 3 m x 2 m é de aproximadamente R$4 mil. 

Porém, caso a estrutura tenha cobertura, esses valores mudam consideravelmente. O material mais caro para cobrir o pergolado é o vidro, porque ele é durável e fácil de limpar. Já o policarbonato é mais barato, entretanto, a durabilidade é menor e nos dias de chuva, o barulho pode incomodar.

A iluminação também influi no preço. Então, quanto mais diferenciais, mais caro é o valor final. Mas, nosso objetivo é ensinar como fazer um pergolado simples gastando pouco. Com o nosso tutorial, você vai conseguir deixar sua casa mais bonita, confortável e agradável. Veja o que você precisa e o passo a passo:

Materiais

  • Madeira;
  • Vigas de madeira;
  • Fita métrica;
  • Parafusos;
  • Riá;
  • Sapatas de concreto;
  • Nível de bolha;
  • Barbante.

Modo de fazer

  1. Vá até uma loja especializada em madeira. Pergunte ao atendente qual é a melhor madeira para fazer um pergolado.
  2. Tire as medidas das toras: as bases verticais devem ter no mínimo 8 cm² por 3 metros de comprimento e as colunas devem ter 15 x 5 cm;
  3. Use barbantes para delimitar o local. As colunas do pergolado ficarão sobre as sapatas de concreto e enterradas a 60 centímetros de profundidade para garantir a firmeza e segurança. Faça este procedimento com todas as toras;
  4. Faça a união das vigas com uma ripa transversal. Realize o procedimento com um nível de bolha para o nivelamento;
  5. As travessas laterais devem ser preparadas com toras de 15 x 5 cm de seção. Faça a marcação dos pontos de encaixe e use pregos para reforçar;
  6. As vigas de madeira da cobertura precisam ter espaço de 20 a 40 cm entre elas.

Quais são os cuidados com o pergolado de madeira?

Como toda construção, o pergolado de madeira precisa de cuidados para manter sua segurança e durabilidade. Por ser uma instalação de madeira, o indicado é fazer aplicações periódicas de verniz ou stain para protegê-la contra cupins e fungos.

O tradicional verniz cria uma película que com o tempo desaparece. Quando isso acontece, você deve lixar toda a estrutura de madeira para remover o produto. Feito este procedimento, basta seguir as recomendações da embalagem do verniz.

Já o stain é um protetor de madeira mais moderno. O produto fica impregnado na madeira igual ao protetor solar fica na pele. Com o passar do tempo, o stain sai da superfície e precisa ser reaplicado, porém, a nova aplicação é mais fácil porque não é preciso lixar, somente limpar a madeira para remover a poeira. Também é importante seguir as instruções do fabricante.

Uma observação importante em relação ao uso dos produtos. Caso a primeira manutenção seja com verniz e da próxima você queira usar o stein, ou vice-versa, é necessário lixar.  

Agora que você já sabe como fazer pergolado simples e barato, mãos a obra. Quando finalizar a construção, que tal voltar aqui e nos contar como foi a experiência? Vamos adorar saber como foi esse processo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *