Jardim suspenso: ideia para criar um paraíso verde com pouco espaço
Já ouviu falar sobre o conceito por trás do jardim suspenso? Nesse texto contaremos mais detalhes sobre o assunto.
A ideia de ter um belo jardim é um desejo que atrai muitas pessoas. Afinal, os jardins trazem mais vida e beleza para qualquer ambiente.
Com a urbanização cada vez mais ampla, e com prédios cada vez maiores cortando os céus, cada vez menos sobra espaço para plantas.
Mas com o conceito dos jardins suspensos esse bloqueio de visão passa a não ser mais um problema, já que você pode ter um belo jardim em sua casa, basta fazer certas adaptações.
É exatamente por isso que nesse artigo, explicaremos melhor como você pode ter um lindo jardim, mesmo em um espaço bastante reduzido.
- O que é um jardim suspenso?
- Diferenças entre jardinagem e paisagismo
- Dicas e ideias para ter um lindo jardim suspenso
- Aproveite a luz natural
- Escolha as plantas corretamente
- Se inspire em outros jardins suspensos
- Cada espaço livre pode ser usado
- Se beneficie do ambiente
- Uso de correntes e outros elementos
- Torne esse processo um hobby!
O que é um jardim suspenso?
O jardim suspenso é um modelo de jardim feito para ser trabalhado, de modo geral, em ambiente sem muito espaço.
Diferente de um grande jardim, nesse conceito se utiliza a verticalidade como forma de aproveitar melhor os espaços e conseguir garantir um lindo ambiente verde.
As plantas são colocadas de forma suspensa na parede e/ou no teto. Esse conceito é muito comum em apartamentos que dispõem de pouco ou nenhum espaço para ter um jardim convencional.
Ao verticalizar o jardim e usar os espaços livres de maneira inteligente é possível dar vida a um belo espaço verde.
O uso das plantas certas é fundamental para que o conceito seja aplicado.
Afinal, é preciso sempre considerar que estamos falando de espaços limitados. Então não faz sentido utilizar plantas que crescem muito rápido e ocupam muitos espaços.
O ideal é optar por plantas que precisem de menos cuidados, para que seja ainda mais simples fazer a manutenção.
O uso de temperos e especiarias também é muito recorrente nesse modelo, onde a pessoa planta e cuida de seus próprios temperos.
E embora seja muito usado para ambientes menores, nada impede de utilizá-lo em locais amplos e bem abertos e/ou juntamente com outros conceitos de jardinagem e paisagismo.
Por ser um conceito bastante amplo, pode ser aplicado em vários cenários.
Diferenças entre jardinagem e paisagismo
Os dois termos estão bastante em voga. Então, é comum que alguns acabem confundindo ambos ou mesmo achando que são a mesma coisa.
E essa confusão faz sentido, inclusive podemos dizer que a jardinagem está no conceito de paisagismo. Isso porque a jardinagem trata do cuidado e cultivo de plantas nos jardins, floreiras, canteiros e até em um simples vasinho.
Já o paisagismo é a arte de criar paisagens. Então vai além das plantas e considera elementos artificiais e naturais para criar espaços mais abertos aos sentidos.
O paisagismo usa da jardinagem para trabalhar os elementos de plantas que vão compor o ambiente. Então, é possível usar dos dois conceitos para criar um local ainda mais belo.
Dicas e ideias para ter um lindo jardim suspenso
Confira abaixo algumas dicas e ideias para dar vida ao seu projeto.
Aproveite a luz natural
Muitos jardins acabam dando “errado”, por justamente não aproveitar a luz do sol que tem uma grande importância no desenvolvimento das plantas.
É importante que seu jardim suspenso tenha acesso à luz natural e passagem de ar com qualidade.
Se você tiver a opção de usar os espaços próximos às janelas da sua varanda, as plantas vão agradecer. Principalmente as que precisam de mais sol e luz para se manter saudável.
Dica: O uso de hangers de macramê (são ganchos colocados no teto, com cordas) é uma ótima forma de aproveitar os cantos e garantir uma boa incidência de luz natural.
Escolha as plantas corretamente
Para o jardim suspenso ser bem feito é preciso pensar em dois pontos importantes: o tempo que terá para cuidar dele e que tipo de plantas usar.
Isso porque, se você tiver pouco tempo para cuidar do jardim, o mais indicado é escolher plantas resistentes, como os cactos, suculentas e as espadas de São Jorge.
Essas plantas demandam menos cuidados, inclusive precisam de menos água. Além do fato, que são constantemente usadas como elementos de decoração.
Se você seguir a nossa dica anterior de usar ganchos no teto, a escolha de cachepôs vai conversar bem com o conceito, por justamente crescer para “baixo”.
Os cachepôs de fibra de coco são ótimos, porque trazem aparência natural e rústica que conversa bem com a verticalidade de conceito mais urbano.
Se inspire em outros jardins suspensos
O conceito dos jardins suspensos tem crescido bastante na internet, onde você facilmente encontra fotos de outros jardins. Isso vai te dar uma visão mais clara de como seu jardim pode ficar.
Além disso, você também pode pegar várias ideias de plantas que podem conversar melhor com seu tipo de ambiente.
Mas não se limite apenas as ideias que vai encontrar pela internet, use como base para sua inspiração. O ideal é que o jardim tenha a sua cara.
Esses materiais podem servir como um norte interessante que poderá abrir ainda mais a sua mente.
Cada espaço livre pode ser usado
Se você quer ter um jardim suspenso, mas não tem nenhum espaço, saiba que até mesmo o seu banheiro pode ser “lar” de um belo jardim.
Isso porque um dos pontos mais importantes do conceito é usar espaços já existentes para colocar as plantas. Então, se o seu banheiro tiver um espacinho, até mesmo lá você pode fazer o seu jardim.
No entanto, esse é um ambiente úmido, então é preciso saber escolher as plantas que lidam bem como a umidade, como é o caso da maioria das plantas tropicais.
Cactos e suculentas não são indicadas, justamente por gostarem de ambientes mais secos.
Se beneficie do ambiente
O objetivo por trás dos jardins suspensos é aproveitar os espaços. Por isso, nada melhor que aproveitar os móveis e estruturas da casa para colocar as plantinhas.
Prateleiras de livros podem contar com vasinhos de plantas, divisórias de cômodos podem dar vida a lindas samambaias. Pilares e outros elementos podem dar vida a trepadeiras.
Enfim, no conceito não existe um limite. A imaginação sempre deve ser livre para poder trabalhar.
Enquanto um jardim convencional tem grandes espaços livres, os suspensos geralmente têm a limitação do espaço. Mas o ponto aqui é transformar essa limitação em algo positivo e usar desses espaços para produzir o jardim.
Uso de correntes e outros elementos
Ao mesmo tempo que você pode aproveitar os elementos já presentes no local para dar vida ao jardim. Também existem elementos coringas que podem ser usados para receber as plantas.
E estamos falando de elementos simples, como correntes, prateleiras e até mesmo molduras. Esses elementos ocupam pouco espaço e abrem possibilidades de incluir plantas em seu entorno.
Isso não vai garantir um jardim muito vasto, mas certamente vai dar mais liberdade para que você possa ter seu jardim suspenso.
O uso de araras para cabides também é uma ótima ideia para colocar as plantas na vertical. Principalmente, quando pensamos em locais que a pessoa paga aluguel e em qualquer momento poderá sair do imóvel.
Muitos apartamentos e residências alugadas também não permitem que fure a parede para pendurar ganchos, correntes, entre outros.
O que exigiria algumas adaptações para que você não se limite e fique sem um belo jardim em sua casa.
Torne esse processo um hobby!
É comum que muitas pessoas tenham como hobby o cuidado com as plantas. A jardinagem, inclusive, é uma ótima ferramenta para quem busca deixar o estresse de lado.
A criação de um jardim suspenso, é uma ótima forma de ter um lindo ambiente verde, mesmo em um local com pouco espaço e ainda manter a mente ocupada e relaxada.
Você pode criar algo novo, e ainda desenvolver um novo hobby, ou mesmo aprender a gostar de plantas, através dos cuidados.
Para garantir o máximo de saúde para as plantas e beleza para o ambiente, é interessante que você busque aprender mais sobre os tipos de plantas, os cuidados com cada tipo, o quanto elas crescem, entre outros detalhes que são aplicados nos cuidados diários.
As plantas são organismos vivos e como tal, merecem todo o respeito e cuidados. E embora pareçam apenas elementos decorativos, são organismos cheios de vida.
Você também vai precisar de ferramentas de boa qualidade e que garantam a sua segurança ao manusear e cuidar das plantas.
O uso de elementos como terras especiais, adubos, pesticidas, entre outros, pode garantir mais saúde para as plantas.
Por isso, procure se manter sempre informado sobre o assunto, para garantir a máxima saúde e beleza do seu jardim suspenso.