Plantas decorativas para jardim: ideias e dicas de qual escolher

Ter aquele jardim bonito e bem cuidado é o sonho de muitas pessoas. Além de transformar qualquer ambiente, as plantas ainda auxiliam na qualidade do ar.

É fato que por muito tempo ter diversas plantinhas era algo apenas para quem residia em casa. Porém, atualmente, é possível encontrar plantações em apartamento, casas e até mesmo nos telhados dos grandes prédios.

Está pensando em montar o seu jardim e ainda não sabe como começar? Então confira o conteúdo completo!

Escolhendo as plantas

O primeiro ponto, e mais importante, é ter o cuidado necessário para escolher as plantas.

É preciso levar em consideração que cada uma vive melhor em determinados locais, de acordo com a iluminação, temperatura e até mesmo a forma como foram plantadas.

Existem espécies que prevalecem mais em temperaturas amenas, por exemplo, enquanto outras precisam do calor para florescer.

Vale ressaltar que as plantas precisam de atenção, principalmente se ficarem expostas ao sol! É preciso regar com regularidade, escolhendo o melhor horário para a prática.

Quais plantas devo escolher?

Nos últimos anos, diversos brasileiros aprenderam a gostar de plantas. Seja pela decoração ou pelo amor com a natureza, muitos passaram a dedicar tempo para a atividade após a quarentena causada pela Covid-19.

Mas, como escolher as melhores opções para montar um jardim? O que deve ser levado em consideração?

Confira a lista que preparamos para você com algumas opções:

Agave

Se você é aquele tipo de pessoa que busca uma espécie diferente, com certeza vai se apaixonar por essa.

Isso porque as folhas são longas, com pequenos espinhos na ponta – como se fosse uma lança.

A planta, que pode chegar a dois metros de altura, deve ser plantada em uma parte do jardim com pouca circulação de pessoas, já que alguém pode se machucar com os espinhos.

Cica

Essa é uma das espécies mais conhecidas. Muito parecida com um coqueiro, a planta pode ter entre 2 e 3 metros de altura.

Mas, fique atento! Essa opção deve ser escolhida por quem possui um bom espaço para plantio. Para quem ainda não conseguiu lembrar da Cica, normalmente o plantio é feito próximo ao playground dos condomínios e praças.

Espada-de-São-Jorge

Foto de cottonbro no Pexels

Você, com certeza, conhece uma pessoa que tem essa planta em casa, não é mesmo?

Muito conhecida pela proteção que alguns indivíduos acreditam oferecer, ela pode ser plantada em vaso, chegando a cresce até 90 centímetros.

Mas, se o plantio for feito em locais próximos das vias, tome cuidado, pois as folhas podem ultrapassar os limites do canteiro.

+++ Como plantar espada de São Jorge na água

Hera

Se você mora nas regiões mais frias do país, que registra temperaturas baixas em determinados meses, mas máximas no calor, a Hera é a planta certa.

Com facilidade para se adaptar às mudanças de clima, a folhagem cresce ainda mais quando plantada à meia-sombra. Há quem faça o cultivo em muros rústicos, por exemplo.

Murta

Esse arbusto ornamental conta com uma folhagem em um tom de verde brilhante, despertando a atenção de todos aqueles que conhecem a planta. Mas, o espetáculo acontece na primavera, com o nascimento das flores brancas.

Vale ressaltar que a murta se desenvolve bem no clima ameno que é encontrado no Sul do país.

Babosa

Seria impossível fazer a lista sem mencionar a babosa, concorda? Com diversas finalidades, a planta é uma das mais populares.

Isso porque muitas pessoas acabam utilizando o interior da folhagem para fazer remédios caseiros e até mesmo tratamentos – incluindo soluções para a pele e cabelo.

A babosa é resiste e não demanda muito espaço para a criação, podendo ser plantada até mesmo em um jardim de pedra. As folhas se desenvolvem em até 90 centímetros.

Rosa do Deserto

Essa é uma das plantas domésticas mais cultivadas. Com uma cor vibrante, a espécie tem facilidade para sobreviver e se adaptar em temperaturas quentes e dias ensolarados.

Vale destacar que é necessário fazer a polinização manual ou a propagação com mudas para que seja possível ter mais de uma. O plantio pode ser feito em vasos.

Cactos

Foto de Scott Webb no Pexels

É fácil encontrar alguém que seja apaixonado por essa última opção: os famosos cactos. Com um poder de decoração, existem mais de 1.400 espécies nas Américas, com cores, formatos e tamanhos distintos.

No que diz respeito ao clima, há a facilidade em se adaptar ao calor, já que essa planta possui uma grande reserva de água. A melhor opção é que o plantio seja feito em um jardim, com bastante luminosidade.

É importante lembrar que grande parte das plantas dessa lista possuem facilidade em se adaptar ao sol e por isso são alternativas para quem deseja contar com um jardim em casa. Com uma iluminação de jardim e todas essas plantas, o resultado será belíssimo!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.