10 Passos para Decorar sua Sala Gastando Pouco Dinheiro

Almofadas Coloridas

Decoração nova nem sempre é sinônimo de gastar muito dinheiro. Um pouco de imaginação, disposição e bom gosto são a chave para encontrar soluções incríveis para o seu ambiente.

E se nossa casa reflete nossa personalidade, por que não inovar nos materiais e cores para garantir um espaço diferente e único, com a nossa cara?

As dicas a seguir podem servir de inspiração para transformar radicalmente a sua sala, sempre com um toque moderno e divertido. Vale tudo: plástico, tecido, madeira, papel, vidro, pintar, lixar e colar. A única regra aqui é soltar a criatividade. E, claro, não ficar de braços cruzados. Mãos à obra!

1º: Mudou a cor, mudou a cara

Parede ListradaInvestir em cores alegres e diferentes é sempre uma boa pedida. E nem precisa se preocupar em pintar todo o ambiente: uma só parede de cor nova já traz um toque todo especial para o seu cantinho. Se quiser ousar ainda mais, a dica é usar materiais simples para compor uma textura cheia de personalidade.

Pintura com ajuda de Fita crepe
Nessa hora, a boa e velha fita crepe ou escova de roupas pode ganhar uma função nova, ajudando a fazer a pintura com a simetria perfeita. E não custa lembrar: tons claros são ideias para ampliar os ambientes pequenos.

2º: Parede atraente

Parede com estilo magnético
O primer com propriedades metálicas, mais conhecido como tinta magnética, é uma carta na manga na hora de criar um visual novo para a sua sala. Aplique uma demão e depois cubra com um tom de tinta da sua preferência. Pronto: agora sua parede se transformou em um grande mural imantado! Espalhe fotos de família, desenhos das crianças, pôsteres e o que mais sua criatividade permitir.

3º: Espelhos pra quê te quero

Espelhos decorativos na Parede
Dê uma passada no vidraceiro e peça a ele para separar as sobras de seus espelhos. Peça também para que ele corte estas sobras em pequenos quadrados e retângulos – muito provavelmente ele te cobrará bem pouco por isso. Com estes pequenos espelhinhos, construa um mosaico de vidro em sua parede.

Para colar, basta usar um adesivo de silicone especial, cola para azulejo ou cola própria para espelhos já vendida em pistola. Tudo coisa fácil de achar em qualquer loja de material de construção. Vale criar um desenho ou distribuir todos em um só sentido, montando um espelho maior. Um charme!

4º: Stencil doméstico

Stencil na Parede da Sala
Nem só nas praças, muros e parques o stencil é bem-vindo. Você pode trazê-lo para dentro de sua casa, dando um ar moderno e urbano à sua sala e outros ambientes.

Para fazer o molde, utilize uma placa de papel Paraná (aquele mais durinho, usado para maquetes) ou mesmo uma chapa de radiografia antiga e corte com estilete. A pintura pode ser feita com spray ou com pequenas batidinhas de uma esponja umedecida com tinta. Aprenda a fazer e aplicar o seu stencil neste vídeo.

5º: Direto da casa da vovó

Mantas na decoração do Sofá
Sabe aquela colcha de retalhos ou de fuxico que há tempos está perdida nas gavetas do armário? Jogue por cima do sofá e das poltronas e veja o resultado!

Mantas e cobertores com estampas lúdicas também estão valendo, assim como toalhas de tricô. Além de trazer um cor e vida à sua sala, estas peças dão um toque retrô-chic que faz toda a diferença.

6º: Conforto aos montes

Almofadas Coloridas
Nada mais delicioso do que se jogar em uma pilha de almofadas bem fofas! Espalhe almofadas coloridas por toda a sua sala, tanto nos sofás e poltronas como no chão.

E não importa o tamanho: a diferença de formatos deixa sua decoração ainda mais sofisticada. Para não “poluir” o visual, escolha uma cartela de cores e capriche nas estampas e texturas. Outra opção divertida é personalizar suas capas: dá para usar aquelas colchas e toalhas antigas ou até uma camiseta velha. A versatilidade destas peças deixa seu cantinho ainda mais aconchegante, além de lindo.

7º: Restaurar é preciso

Móveis restaurados com panos
Pense bem antes de se desfazer daquele banco ou cadeira antiga, com a tinta ou o verniz descascado. Com apenas uns retalhos de pano você pode deixar qualquer móvel com uma cara nova e super moderna.

Você também pode optar por um efeito decoupage utilizando recortes de revista ou tiras de jornal. Basta ir aplicando cada retalho ou recorte com cola branca, sempre com o auxílio de um pincel para deixar o material bem liso e esticado.

Depois de revestir toda a superfície, aplique uma demão de verniz e pronto! Seu móvel está pronto para outra. Este trabalho exige paciência e dedicação, mas o resultado vale a pena!

8º: Encaixe perfeito

Caixas e caixotes na decoração da sala
Caixas e caixotes são os maiores aliados da organização. Além de charmosos, economizam espaço na hora de guardar materiais e ainda facilitam o transporte. E as opções são infinitas! Você pode usá-los como mesa de centro – com ou sem tampo de vidro por cima –, estante ou ainda como acréscimo do aparador. Quanto às cores e materiais, podem ser de plástico, papelão ou acrílico, lisas ou estampadas, tudo conforme a criatividade do freguês.

As caixas e caixotes de madeira, in natura mesmo, também são uma opção super elegante e sustentável. E dá para guardar de tudo: livros, revistas, papeis e todo tipo de bugiganga. A dica da decoupage e da restauração com tecidos também é bastante válida aqui.

Caixas como prateleira

9º: Olho de vidro

Garrafas Coloridas decorativas
Nada de jogar fora garrafas de vinho e potes de conserva! Vidros variados podem render uma decoração para lá de diferente e bonita.

Para os vidros transparentes, uma simples demão de verniz vitral é suficiente para um colorido translúcido todo especial. E no acabamento, a cola 3D garante os detalhes. Separe também novelos de lã e rolos de corda sisal: enrolando-os numa garrafa você terá uma peça personalizada e sofisticada. Aqui também não tem tamanho nem formato certo, quanto mais variado, melhor!

E ainda dá para tirar uma graninha vendendo para os amigos e vizinhos, hein?

10º: Colher de sopa

Luminária reciclada
Para arrematar a decoração, nada melhor que uma luminária cheia de estilo.

Uma boa ideia é usar um galão de água e colheres descartáveis, montando um design em escamas. Basta cortar o cabo das colheres e, com a ajuda de uma pistola de cola quente, colar as partes restantes em sobreposição no galão. Depois é só acrescentar o plug e a lâmpada. Pura estratégia: iluminação, beleza e criatividade em uma só peça! Para aprender, basta dar uma olhada neste vídeo.

E aí, empolgado? Acompanhe nosso blog e fique sempre atento às novas sugestões e dicas. Boa sorte!

Recomendados Para Você:

7 Comentários

  1. adorei, minha sala e grande 14×4 e estou tendo dificuldade para decorar, no momento so tem um jogo de sofá simples tv raque e tenho que começar a colocar coisa dentro e que não fique de mais e nem de menos

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*