Decoração de Home-Office (51 Fotos e 5 Estilos)

A cada ano, cresce o número de profissionais que optam por trabalhar em casa (home office). Estima-se que cerca de 3,5 milhões de brasileiros trabalham em casa em tempo integral ou parcial.Os motivos são vários: o profissional é autônomo; maior tempo de convívio com a família; evitar desperdício de tempo no deslocamento casa-trabalho; etc.

Com o avanço tecnológico das telecomunicações, muitos profissionais se veem livres da necessidade de estar em um lugar específico para desempenhar suas funções e com isso, muitos aderem ao “estilo de vida” home officer. Segundo levantamento do portal de 99 Freelas, 65% dos profissionais freelancer trabalham em casa.

Se você está pensando em entrar para esse time, é importante garantir que sua produtividade não será comprometida! Trabalhar em casa tem suas facilidades, mas também muitos desafios.

Nem pense em trabalhar com o laptop no colo esparramado no sofá (ou, pior ainda, na cama!). Designar uma estação de trabalho é fundamental para você manter a disciplina e ordem. Por isso, separamos para você 5 padrões de escritórios, levando-se em conta o espaço que cada um deles ocupa e com dicas exclusivas para não faltar nada!

1. Poderoso chefão: um cômodo exclusivo para o escritório

home-office-decoracao (41)

Crédito: S.I.D.Ltd.

Se você tem um quarto que pode ser inteiramente transformado em escritório, considere-se uma pessoa afortunada! Um dos principais desafios de se trabalhar em casa é não deixar com que a rotina da casa interfira na sua produtividade. Muitos pais e mães optam por trabalhar em casa para passar mais tempo com a família, mas ser frequentemente interrompido (principalmente por crianças pequenas) pode prejudicar o desempenho. Ter um cômodo exclusivo para o escritório lhe garante maior privacidade e autonomia e é a solução ideal para famílias com crianças ou idosos que podem precisar de assistência constante.

home-office-decoracao (34)

Crédito: Harrell Remodeling

 

Para este escritório, escolha uma mesa ou escrivaninha adequada para a prática de suas atividades, uma cadeira confortável e ergonômica e procure uma posição com boa iluminação (que não reflita no monitor do computador, nem fique muito escuro caso você precise tomar notas). Cômodos maiores podem dispor de grandes prateleiras para acomodar livros, pastas e documentos. Se sobrar um espacinho, não hesite em colocar uma poltrona com um bom abajur para ler ou relaxar um pouco. Afinal, é bom fazer pequenos intervalos entre as atividades para manter o rendimento e a saúde mental (e física).

2. Studio: um escritório espaçoso, em um cômodo compartilhado

home-office-decoracao (10)

Crédito: Troy Dean Interiors

Algumas casas e apartamentos possuem salas ou até mesmo varandas espaçosas que podem se transformar em um escritório-estúdio. Esta opção de home office é ideal para quem mora sozinho ou para quem mora com alguém que trabalha fora. Designar espaços comuns da casa para trabalhar pode vir a ser um problema dependendo dos horários e das rotinas da família. Já pensou a dificuldade em terminar aquele trabalho complicado quando seu marido está assistindo sua série favorita na televisão, bem ao seu lado?

home-office-decoracao (9)

Crédito: Alan Design Studio

Mas, se este modelo de escritório funcionar para você, a dica é otimizar a funcionalidade mas sem sobrecarregar o ambiente. Lembre-se que é um espaço compartilhado, e ninguém é obrigado a jantar vendo seus papeis desorganizados! Aposte em gaveteiros e organizadores de mesa para manter tudo sob controle. Você pode criar um mural funcional misturado com porta-retratos ou quadros, fundindo os dois ambientes (escritório e sala, por exemplo).

3. Sob medida: um escritório confortavelmente pequeno

home-office-decoracao (40)

Crédito: Architectural Studio “Didencul Project”

O escritório “sob medida” é aquele que por muito pouco não é um escritório! Na verdade é um estação de trabalho que, em geral, é uma pequena parte de um outro cômodo (como uma sala ou um quarto). Este tipo de escritório é muito comum em quartos de jovens como uma área de estudos, e ele pode ser levado também para a vida a dois (a três, a quatro…). Com apartamentos cada vez menores, não tenha medo de montar seu escritório no seu dormitório!

home-office-decoracao (18)

Crédito: Meltons Interior Designers & Decorators

É possível criar uma estação de trabalho confortável e cujo design não comprometa a decoração do quarto. Você pode criar uma bancada de trabalho integrada a uma cômoda, ou colocar uma escrivaninha no lugar de um criado-mudo. O importante é lembrar que sua rotina não poderá atrapalhar a rotina de outros habitantes do quarto (por exemplo: você trabalha de madrugada e atrapalha seu marido que tenta dormir). A dica do “studio” também vale aqui: monte um mural ou prateleiras que misturem elementos do escritório com elementos do cômodo onde ele está, criando um ritmo suave e harmonioso entre ambientes.

4. Pequeno príncipe: uma micro estação de trabalho

home-office-decoracao (38)

Crédito: Ed Ritger Photography

Pode ser que você seja uma daquelas desafortunadas pessoas que não podem sequer se dar ao luxo de dividir um dormitório com o escritório. Não se apavore porque para tudo há solução! Cada vez mais vem surgindo a demanda por estações de trabalho dinâmicas e flexíveis. É o caso de micro-escritórios embutidos, que ficam escondidinhos dentro de armários ou prateleiras.

home-office-decoracao (5)

Crédito: Rossington Architecture

A versatilidade desses espaços pode ser a solução ideal para você que vive ou passa maior parte do seu horário de trabalho sozinho. Durante o expediente, você abre um armário e lá estão todas as suas coisas. Acabou a jornada, feche as portas e já está tudo pronto para você receber visitas ou relaxar no sofá! Esta opção ainda não é muito comum no mercado, sendo a maior parte destes escritórios criada na base do improviso. A dica é caprichar nos organizadores! Mais do que em qualquer outro padrão de escritório, aposte em caixas organizadoras, pois você poderá ter mais facilidade de guardar seus materiais e empilhá-las em um espaço reduzido.

BÔNUS: Atelier!

Ah, então você faz arte? Dependendo do seu trabalho, você pode precisar de itens bastante específicos, mas de modo geral, em um atelier é essencial ter uma boa superfície de trabalho e fácil acesso às ferramentas e materiais.

home-office-decoracao (51)

Crédito: The Tiny Project

Objetos coloridos como carreteis de linhas, fazendas, lápis, tintas, entre outros, são eles próprios objetos de decoração! Não hesite em deixá-los expostos em prateleiras e a principal dica é ordená-los por ordem cromática (cores análogas próximas entre si) pois, assim, as cores criam um agradável ritmo visual que alegra o ambiente. Materiais como pinceis, lápis, canetas, e afins podem ser acomodados em latas, canecas e baldinhos. Você pode agrupá-los por tipo, tamanho, cor, etc., de acordo com sua preferência (desde que seja criado um padrão, você pode criar diferentes combinações).

home-office-decoracao (43)

Crédito: LEIVARS

E se você não dispõe de muito espaço para o seu ateliê, invista em placas furadas (pegboards) para verticalizar seu ateliê. Muito comuns na organização de ferramentas em garagens, as placas furadas podem lhe permitir uma grande flexibilidade na hora de afixar e reorganizar seus materiais. Você pode colocar pastas, ou até mesmo pequenos vasinhos de plantas para deixar seu ateliê vertical mais simpático e descontraído!

+ 41 Fotos de Decoração de Home-office

Escolhemos a dedo para você, espero que goste! Confira:

home-office-decoracao (49)

Crédito: StyleHaus Interiors

home-office-decoracao (48)

Crédito: Manna from Heaven

home-office-decoracao (47)

Crédito: Jennifer Gustafson Interior Design

home-office-decoracao (46)

Crédito: Alykhan Velji Design

home-office-decoracao (45)

Crédito: Mina Brinkey

home-office-decoracao (42)

Crédito: The Interior Place (S) Pte Ltd

home-office-decoracao (44)

Crédito: ZszArchitecture

home-office-decoracao (39)

Crédito: Feldman Architecture, Inc.

home-office-decoracao (37)

Crédito: Jonathan Quinn Barnett Ltd

home-office-decoracao (36)

Crédito: Residents Understood

home-office-decoracao (35)

Crédito: Jessica Lagrange Interiors

home-office-decoracao (30)

Crédito: Harry Braswell Inc.

home-office-decoracao (31)

Crédito: The Works – Portland Area General Contractor

home-office-decoracao (32)

Crédito: John Johnstone

home-office-decoracao (33)

Crédito: Kropat Interior Design

home-office-decoracao (29)

Crédito: Poor House Interior Design

home-office-decoracao (28)

Crédito: Maria Killam

home-office-decoracao (27)

Crédito: Hugh Jefferson Randolph Architects

home-office-decoracao (25)

Crédito: amidesigns.com

home-office-decoracao (26)

Crédito: Wentworth, Inc.

home-office-decoracao (21)

Crédito: Butter Lutz Interiors, LLC

home-office-decoracao (20)

Crédito: Kitchen Designs by Ken Kelly, Inc. (CKD, CBD, CR)

home-office-decoracao (22)

Crédito: ANNA CARIN Design

home-office-decoracao (23)

Crédito: Kitchens & Baths, Linda Burkhardt

home-office-decoracao (24)

Crédito: Valet Custom Cabinets & Closets

home-office-decoracao (19)

Crédito: Jordan Parnass Digital Architecture

home-office-decoracao (17)

Crédito: Karen Kassen, CMKBD

home-office-decoracao (16)

Crédito: Butler Armsden Architects

home-office-decoracao (15)

Crédito: For People design

home-office-decoracao (14)

Crédito: iheartorganizing

home-office-decoracao (13)

Crédito: Niche reDesign

home-office-decoracao (12)

Crédito: Harrell Remodeling

home-office-decoracao (1)

Crédito: Juliette Byrne

home-office-decoracao (2)

Crédito: Leslie Goodwin Photography

home-office-decoracao (7)

Crédito: The Cross Interior Design

home-office-decoracao (6)

Crédito: Hill Mitchell Berry Architects

home-office-decoracao (4)

Crédito: transFORM | The Art of Custom Storage

home-office-decoracao (3)

Crédito: Polsky Perlstein Architects

home-office-decoracao (8)

Crédito: Mabbott Seidel Architecture

home-office-decoracao (11)

Crédito: Aquidneck Properties

home-office-decoracao (50)

Crédito: Young & Burton, Inc.

Bom Trabalho! 🙂

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ +