5 Dicas para Organizar uma Cozinha Pequena

Já se foi o tempo em que as cozinhas eram grandes e espaçosas. As famílias diminuíram e as cozinhas também! Casas e apartamentos modernos possuem metragens cada vez menores e uma área dedicada à cozinha praticamente simbólica. Para fazer um bom aproveitamento do (pouco) espaço que você tem, invista em ideias práticas e planejadas. Separamos para você 5 dicas que irão inspirá-la na hora de decorar sua modesta cozinha:

1- Aposte na cozinha americana

Cozinha pequena americana

Crédito: MCYIA Interior Architecture and Design

Muitos apartamentos já vêm com esta proposta no projeto arquitetônico: uma cozinha integrada com a sala de estar. Este estilo de cozinha proporciona um ambiente mais amplo, uma vez que abre mão de uma ou duas paredes.

Para fazer valer a pena, o truque é integrar sala e cozinha com artigos de decoração que combinem com ambos os espaços. Gabinetes e prateleiras suspensos, na divisa entre os ambientes quebram a continuidade sem abrir mão da profundidade conquistada com a retirada da parede. Vasos com plantas são excelentes opções para enfeitar o balcão ou prateleiras da divisa!

cozinha-pequena (17)

Crédito: Imagine That Kitchens + Baths

Dica especial: Ao escolher móveis ou prateleiras para dividir os espaços, aposte em itens “duas faces”, ou seja, que podem ser utilizados tanto na sala quanto na cozinha. Você pode inclusive procurar acabamentos diferenciados para cada um dos lados!

2- Considere bancadas móveis

Cozinha com bancada móvel

Crédito: ras-a, inc.

Apesar de não ser muito comum no mercado, você pode recorrer a este artifício se a sua cozinha for muito pequenininha. Desde uma mesa com rolamento, até gavetas que se abrem em bancadas, é possível encontrar maneiras para expandir a superfície de trabalho ou mesmo a área para refeições (caso não tenha espaço para um balcão estilo americano). Esta é uma dica que pode salvar, mas deve ser planejada e pode não ser uma opção viável. Mas não desanime, as dicas continuam!

3- Verticalize sua cozinha

Prateleiras na cozinha pequena

Crédito: W. David Seidel, AIA – Architect

Aposte na verticalização da sua cozinha, utilizando prateleiras e organizadores suspensos. Você pode dispor nas prateleiras potes com alimentos e temperos que você usa no dia a dia, ou ainda louças e outros utensílios.

Organizadores suspensos são muitas vezes soluções mais versáteis e baratas do que prateleiras, e funcionam muito bem para aproveitar áreas maiores na altura e sem abusar da profundidade.

cozinha-pequena (13)

Crédito: Whitstable Island Interiors

Outra dica legal é utilizar bules, potes de compotas e outros recipientes grandes para organizar colheres e espátulas. Além de prático, vira um ótimo artigo de decoração, dando um ar mais intimista e familiar ao ambiente. Você pode explorar essa ideia de verticalização da cozinha de várias maneiras: prateleiras de correr em armários, organizadores suspensos nas portas dos armários, etc. Use sua criatividade!

4 – Planeje sua despensa

cozinha-pequena (3)

Crédito: Inspired Interiors

Uma despensa é um bom lugar para armazenar mantimentos e na hora de montar a cozinha, podemos subestimar o espaço designado a ela. Tudo depende da sua rotina de consumo e de qual será sua rotina de reposição de “estoque”.

Mais cedo ou mais tarde você perceberá que fazer compras menores em intervalos de tempo mais curtos será uma opção mais prática do que fazer grandes compras mensais (provavelmente você não terá espaço para estocar mantimentos para um mês inteiro!).

cozinha-pequena (23)

Crédito: Arciform

A dica é designar, para cada item que sua família consome regularmente, um espaço certo na despensa e já deixar reservado um espacinho para “itens surpresa”, aqueles que você raramente compra.

Você pode usar caixas organizadoras e cestas para delimitar os espaços. Organize por categorias como grãos, condimentos, massas, derivados do leite, (e etc.) pois irá facilitar também na hora de identificar quais mantimentos estão faltando. É importante lembrar de reservar um espaço generoso para bebidas em geral, pois caixas e garrafas de líquidos costumam ser volumosos e pesados!

5- Quadros de Recados

Mural de anotações

Você pode encontrar no mercado uma grande variedade de lousas, blocos de notas e até placas magnéticas charmosas que além de artigos de decoração são muito práticas. Se preferir, você pode usar sua criatividade para montar um quadro de recados especial, mas acredite, ele será de muita ajuda! Fazer um planejamento semanal do cardápio da família é um bom exemplo de utilização destes quadros.

Outro bom exemplo é ir fazendo uma lista conforme os itens da sua casa vão acabando, como uma lista de compras dinâmica. Deixar a lista visível e fixa em um único lugar da casa permite que você se mantenha mais organizada além de permitir que outros moradores da casa também anotem itens que deram por falta. Vai sair pra o supermercado? Tire uma foto do quadro e pronto, você já tem sua lista de compras em mãos!

Fotos de Cozinhas Pequenas e Bem Organizadas

Preparamos uma galeria completa de fotos para não faltar inspiração no seu projeto!

cozinha-pequena (2)

Crédito: Lauren Rubin Architecture

cozinha-pequena (4)

Crédito: Somner Macdonald Architects

cozinha-pequena (5)

Crédito: beth kooby design

cozinha-pequena (7)

Crédito: Logan Killen Interiors

cozinha-pequena (8)

Crédito: Rendall & Wright

cozinha-pequena (9)

Crédito: Etre

cozinha-pequena (11)

Crédito: Judith Balis Interiors

cozinha-pequena (12)

Crédito: Black and Milk Residential

cozinha-pequena (14)

Crédito: Pablo Enriquez Photographer

cozinha-pequena (15)

Crédito: Christine Nelson Design

cozinha-pequena (16)

Crédito: Olivier Chabaud Architecte

cozinha-pequena (18)

Crédito: LLG Residential Design LLC

cozinha-pequena (19)

Crédito: Dream Kitchens, Nashua NH

cozinha-pequena (20)

Crédito: Ute Günther INNENARCHITEKTUR & DESIGN STUDIO

cozinha-pequena (21)

Crédito: fo design

cozinha-pequena (22)

Crédito: Davida’s Kitchen & Tiles

cozinha-pequena (24)

Crédito: Arciform

cozinha-pequena (25)

Crédito: Sand Castle Kitchens & More, LLC

cozinha-pequena (26)

Crédito: Seryjny Projektant

cozinha-pequena (27)

Crédito: Buendel LLC

cozinha-pequena (29)

Crédito: Selective Kitchen Design LLC

cozinha-pequena (6)

Curtiu? Recomendo que você veja uma galeria completa com 106 Fotos de cozinhas modernas.

Recomendados Para Você:

5 respostas para “5 Dicas para Organizar uma Cozinha Pequena”

  1. Roseli Pederassi disse:

    Dicas maravilhosas! estava em dúvida de como deixar minha cozinha americana bonita e funcional! Dicas íncrivéis!!!!!! Amei!!!!

  2. Elisangela Gois Cerqueira disse:

    Gostei muito, super criativo.

  3. Rosangela Andrea de Lima disse:

    Maravilhosas dicas Amei.

  4. Thamires da silva ramos disse:

    Amei as dicas mim deu muitas ideias maravilhosas….

  5. Leda disse:

    Amei!! Lindo demais e as dicas maravilhosas!😃

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ +