Alvenaria de elevação do Piso superior

Continuando a série Mãos à Obra, com 30 episódios, esse é o episódio #14Alvenaria de elevação do piso superior, aprenda sobre marcação da posição das paredes na laje, transporte dos blocos e argamassa, conferir o prumo, a última fiada, laje do forro e o oitão. Mais um excelente material para você aprender como construir uma casa. Confira os vídeos:

Alvenaria de elevação do piso superior (parte 1):

Alvenaria de elevação do piso superior (parte 2):

Marcação da posição das paredes na laje

Ao terminar a laje, é hora de fazer a alvenaria da parte de cima. Primeiro faça as marcações nas lajes pra saber o lugar certo das paredes, do mesmo jeito que foi feito no piso térreo. Assente os blocos da primeira fiada pra marcar a posição dos cômodos. Mas atenção: cuidado pra não ficar torto.

Transporte dos blocos e argamassa

Tome muito cuidado com o transporte dos blocos e da argamassa. Não se pode juntar muito material em cima da laje por causa do peso, pra não forçar demais a laje. Faça pilhas pequenas com a altura máxima de 3 blocos de 19 cm ou 5 blocos de 9 cm. Não leve todo o material de uma vez só, porque senão, além do peso, vai atrapalhar o serviço. Por isso você vai ter que levar o material necessário pra 1 hora de trabalho, 15 blocos mais ou menos. Coloque os blocos em fila do lado da parede que está sendo construída, assim não atrapalha o serviço e fica fácil de carregar os blocos.

Use uma roldana e uma corda. Faça uma pequena torre de madeira apoiada no terreno com uma altura de 1,5 acima da laje. Aí no alto dessa torre você vai pregar uma viga de madeira dessas de 6 por 16 cm. E na ponta da viga você prende a roldana. Então é só colocar a corda e puxar o material pra cima, ficando mais fácil e mais rápido. Pra não correr o risco de ter que desmanchar o serviço, não se esqueça de ver o nível sempre que você assentar um bloco. E a cada nova fiada, tem que pegar uma régua de pedreiro e esticar uma linha para garantir que a fiada vai ficar no mesmo nível.

Conferir o prumo

Todo o cuidado é pouco na hora de conferir o prumo. De vez em quando, tem que descer a ponta do prumo até a primeira fiada do térreo, pra ver se as paredes estão subindo do prumo. Preste atenção na abertura das portas e janelas. As aberturas das portas têm que ser preparadas já na primeira fiada. É somar a largura das portas com a largura dos batentes, e fazer o acerto nos blocos. E no caso das janelas, além do tamanho da abertura, faça o peitoril na parte de baixo das janelas. E na parte de cima faça uma verga, aquela viga feita pra vencer o vão da janela.

Buracos

Deixe prontos os buracos dos blocos onde vão passar as instalações elétricas e hidráulicas. São os buracos para as tomadas, os interruptores e os dutos. Colocando 13 fiadas de blocos, o andar de cima vai ficar com a mesma altura do andar de baixo. Como cada fiada tem 20 cm, as 13 fiadas vão dar 260 cm, ou 2 m e 60 cm. No final, a parede vai ficar um pouco mais baixa, porque tem que descontar 5 cm pra fazer o revestimento do piso, e 1 cm para o forro. Então, no final a parede vai ficar com 260 cm, menos 6 cm, que é igual a 254 cm, ou 2 m e 54 cm. Essa é uma altura boa pras paredes porque a prefeitura costuma exigir 2 m e 50 cm de altura.

A última fiada

A última fiada da parede tem que se feita com blocos canaleta. Nas canaletas, a gente coloca duas barras de aço com 10 mm, pra fazer a cinta de amarração sobre as paredes. Depois, é só encher os blocos canaleta com concreto. E atenção: antes de concretar, monte a laje do forro.

Laje do forro

A laje do forro pode ser feita como a laje do piso, do tipo pré-moldada com vigotas e lajotas de cerâmica. As vigotas têm que ficar apoiadas na borda do bloco, e a ponta da armadura deve ficar dentro da canaleta. Faça o escoramento das vigotas na laje e a contra flecha. Antes de concretar, coloque barras de aço de 5 mm na parte de cima, e envolta das canaletas, pra não dar trinca nas lajes. A capa de concreto vai ser de 3 cm, porque a laje é de forro. Você pode comprar concreto pronto, pedindo um caminhão betoneira, e bomba pra levar o concreto até o segundo andar sem fazer força. Você economiza bastante tempo e esforço. E pra fazer o acabamento, use um sarrafo apoiado numa tábua. Com movimentos de vai e vem, você nivela o concreto. Não se esqueça: Concreto não seca, concreto cura. Então você tem que manter a laje molhada e coberta.

Oitão

O oitão é uma parede que fica em cima da borda da laje. É nessa parede que vão ser apoiadas as vigas de madeira do telhado. É uma parede em forma de triângulo que vai dar o caimento do telhado. Se você irá colocar a caixa d’água em cima da laje do forro, a parede tem que ter a altura pra caber a caixa d’água. E além da altura do apoio, deixe um pouco de folga, pra poder abrir a tampa, mexer na caixa d’água, lavar, etc. Se você deixar 1,3 m será o suficiente. No caso de uma laje de 10 m, o oitão vai ser esse triangulo em cima da laje com 10 m na parte de baixo, 1,3 m de altura, com dois lados iguais, cada lado é uma parte do telhado. Também chamado de telhado de duas águas, porque da água que cai do telhado, metade cai de um lado e metade cai do outro.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>