Confira os vídeos da 3° parte da série Mãos à Obra, episódio “O Projeto”.
Aprenda a fazer o projeto da sua casa; medir o terreno corretamente; desenho em escala; planta da casa e cuidados no projeto.
Para fazer o projeto do terreno você deve primeiramente aprender a medir o terreno e o caimento corretamente, itens muito importantes para o seu projeto.
A medição correta do terreno deve ser feita na horizontal, ou seja, no mesmo plano, no mesmo nível. Se o terreno for inclinado e você não souber medir o resultado será muito diferente do correto. Ensinaremos o modo correto de medir muito usado pelos pedreiros.
Os pedreiros pegam dois sarafos e gravam um em cada trecho do terreno que se quer medir, para colocar o sarafo reto na vertical, é necessário fazer um ajuste com o prumo.
O prumo é um cordão com um peso amarado na ponta e serve pra mostrar qual a posição vertical correta. Depois os pedreiros colocam entre os dois safaros uma mangueira cheia de água e tampada com rolhas nas extremidades.
O pedreiro que está no ponto mais alto segura uma ponta da mangueira em um dos sarafos, o segundo pedreiro vai encostar sua ponta no outro sarafo procurando manter o nível horizontal, então eles tiram as rolhas e vão ajustando uma das extremidades até que a água fique estabilizada nas duas pontas.
Quando a água parar de mexer é só marcar o ponto no sarafo que está garantido o mesmo nível. Por final é só medir a distância entre os dois pontos marcados nos sarafos.
Faça o mesmo procedimento do item anterior, porém como o terreno é muito grande, você faz a medida por partes, e aproveita para medir o caimento do terreno.
Supondo que vamos medir o terreno em 3 partes, se a primeira parte tem 7 metros, a segunda 8 metros, e a terceira 5 metros.
O comprimento do terreno é a soma das três partes, ou seja, 20 metros. Para medir o caimento é só somar o caimento de cada uma das partes, se a primeira parte tiver 50 cm, a segunda 60 cm, e a terceira 40 cm, então a declividade total é a soma dessa partes, 150 cm, ou seja, 1,5 metro de caimento.
É necessário ter os ângulos das laterais para fazer o desenho mais correto possível, a melhor maneira nesse caso é tirar as medida de todos os lados e também da diagonal.
E um detalhe importante na hora de desenhar: você precisa adotar uma escala para que o seu desenho seja proporcional ao tamanho natural do lote, por exemplo, 1 cm no papel é igual a 100 cm no terreno, ou seja, 1 metro.
Para medir, se um lado do terreno tem 20 metros, você vai desenhar um linha de 20 cm. Na mesma proporção você vai marcar um lado e a diagonal até fechar um triângulo, depois é só fechar os dois lados até fechar o desenho do terreno. Nas extremidades você pode anotar os níveis para saber o caimento. Pronto.
Três questões são muito importantes para pensar na planta da casa.
Sendo área ocupada o quanto você usa do terreno, e área construída o quanto você constrói. Se a casa for térrea a área ocupada é igual a construída, se a casa for um sobrado com dois pisos iguais, a área construída é o dobro da área ocupada, pois é a soma do andar de cima com o andar de baixo.
No exemplo do vídeo, o terreno tem 5 metros de largura por 20 metros de comprimento, e a área total é de 100 m².
Pela legislação da prefeitura a área ocupada pela casa devia ser no máximo igual a metade da área do terreno. Como eles deviam deixar um recuo na frente de 5 m, no lado de 1,5 m, e no fundo de 5 m, sobraram 35 metros para construir. Eles fizeram um sobrado portanto a área construída é multiplicada por 2; ou seja, 2 x 35 = 70 m².
A dica é construir as janelas dos quartos pensando no lado que bate o sol, para o quarto poder esquentar no inverno, e ficar fresquinho no verão.
Converse com os vizinhos, e observe o terreno em vários horários do dia. O sol nasce no leste, o ideal é colocar as janelas o mais próximo possível no sentido do norte, e evite o sentido sul, pois sua janela vai receber os ventos frios e não vai receber o calor do sol.
É necessário também colocar no papel todas as informações do terreno.
Com o desenho completo, você pode começar a pensar no espaço interno que cada cômodo vai ocupar, essa é a chamada planta da casa.
Você deve desenhar todos os andares, caso sua casa tenha mais de um.
Sempre experimente de várias maneiras diferentes como ocupar o espaço, só depois de decidir qual o melhor projeto, então você deve procurar um profissional, seja um engenheiro ou um arquiteto, para que ele prepare a planta que você vai levar na prefeitura.
É a prefeitura que controla as construções que são feitas na cidade, tudo de acordo com as leis municipais. Portanto para poder começar a construir, você precisa primeiramente aprovar o projeto na prefeitura, que tem que estar assinado pelos proprietários e pelos responsáveis técnicos da obra.
Se isso não for feito você pode ter sua obra paralisada por algum fiscal da prefeitura, ou ter problemas na hora de legalizar os documentos da sua casa. Não custa nada se informar antes, em alguns lugares a própria prefeitura indica um responsável técnico para ajudar a legalizar a obra.
Aviso aos leitores: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.
Nos últimos anos, as casas container ganharam destaque no cenário da arquitetura e da construção…
Foto de Ron Lach/Pexels Escolher um bom jogo de cama pode fazer toda a diferença…
Torres de iluminação REVLO (Foto: divulgação/REVLO) As torres de iluminação são equipamentos essenciais em diversos…
Escolher a melhor politriz profissional pode ser crucial para alcançar resultados de alta qualidade em…
Foto de Anete Lusina Escolher o aspirador de pó vertical ideal pode transformar a limpeza…
Foto de Ksenia Chernaya Montar móveis pode parecer uma tarefa simples, mas exige precisão, técnica…
Ver comentários
Olá, gostei muito de sua idéia mas não posso deixar passar...No item "medir terreno inclinados" vc usa o termo "brumo" e há um grande equivoco aqui: a palavra brumo significa tipo de nevoeiro. O termo certo é: prumo que significa instrumento formado de uma peça metálica presa à extremidade de um fio metálico ou não e que serve para determinar a direção vertical. Cristina
Você tem razão Cristina! Já arrumei o erro de português!
Muito obrigado, preciso de pessoas como você para ajudar e melhorar o conteúdo. :)
Abraços
Gxtei muito dos projetos....
bom dia! Estou mega apavorada, construí minha casa no terreno da minha família, que é inclinado, o pedreiro é meu cunhado que esta acostumado a fazer casas em terrenos acidentados, pois onde moro é uma ladeira. minha casa tem 45m² e 8 colunas 3 / 3 / 2...... porém agora depois de 5 meses de laje batida minha casa começou a aparecer rachaduras nas paredes e na laje , tanto é que esta vazando dentro de casa. o que devo fazer
muito obrigado mas para melhor me esclarecer, pergunto; o sol nasce no leste então e certo eu construir a casa de acordo que na parte da manhã o sol bata na frente da casas pegando janelas portas varandas etc. e ao entardecer ele bata nas costa casa?
Olá,
Obrigado pela informação!! Já que ajuda demais a quem não entende nada do assunto. Então, gostaria de saber mais sobre a parte que você fala de colocar as janelas no sentido do sol? Já que aqui no Mato Grosso não existe inverno kkk portanto poderia ser colocado de outra forma, qual você recomenda?
Obrigado.
Muito bom gostei