Aprenda tudo sobre Instalações hidráulicas do esgoto. Tudo sobre como construir sua rede de esgoto em sua casa, a maneira correta e os detalhes da instalação hidráulica de esgotos.
Esse é o episódio #16 da série sobre construção de casas, aprenda sobre rede de esgoto e sifão, diferenças rede de esgoto e rede de drenagem, caixa sifonada, tubos e conexões, como trabalhar com PVC, anel de borracha, caixa de inspeção, rebaixo da laje do banheiro, tubo de ventilação, instalação da rede de esgoto no banheiro.
O último episódio foi sobre Instalação Hidráulica – Água fria, confira abaixo o episódio 16:
Os sifões de uma casa têm a função de proteger contra o mau cheiro do esgoto. Os tubos da rede de esgoto estão sempre cheio de gases, e os gases entram pelos tubos da casa. Essa é a função dos sifões, não deixar esses gases mal cheirosos entrar pela pia ou pelo ralo.
Todos os pontos da rede de águas servidas têm que ter um sifão ou um dispositivo que funciona como sifão. O sifão tem uma parte interna que fica sempre com uma camada de água, então os gases que estão na tubulação não podem passar pra dentro de casa.
A rede de esgoto coleta as águas servidas e da bacia sanitária. A rede de drenagem é só pra coletar a água da chuva e levar até o bueiro da rua.
Os pontos de partida da rede de esgoto são todos os aparelhos sanitários, o tanque, a pia da cozinha, a máquina de lavar e todos os ralos que coletam a água de lavagem do banheiro.
Ou seja, em todos os lugares da casa onde a gente usa a água, é preciso coletar essa água usada e jogar no esgoto. Geralmente todo ponto que tem uma ligação de água, tem também uma ligação de esgoto, e sempre usando a caixa sifonada.
A caixa sifonada é uma caixa de coleta de água que funciona como sifão e impede o mau cheiro no banheiro.
Ela é colocada no piso, e recebe as águas servidas do lavatório, do chuveiro pra fazer ligação com tubos maiores do sistema. E a parte de dentro fica sempre cheia de água pra impedir que o cheiro do esgoto entre em casa.
É preciso colocar sifão nas pias, lavatórios e também ralos sifonados no piso. Eles são dos mais diversos tipos de tamanhos, mas todos funcionam como a caixa sifonada: evitam que o mau cheiro entre.
Os tubos e as conexões são de PVC, o material mais indicado pra qualquer instalação de esgoto.
Os tubos são de vários diâmetros que você vai escolher de acordo com o uso: 40 mm para a saída da pia, 100 mm para a descarga da bacia sanitária, que usa mais água, e assim por diante.
E não pode se esquecer das conexões para as mudanças de direção. É pra isso que existem curvas como as de 45° e 90°, ou joelhos de 45° e 90°, além das junções e das reduções.
É fácil trabalhar com esse material: é só cerrar os tubos com o arco de serra, verificar se eles estão com o tamanho certo e encaixar direito.
Depois precisa lixar as pontas dos tubos e os encaixes das conexões. Limpar com uma solução limpadora, passar o adesivo de PVC nos tubos e conexões.
Aí é só encaixar, limpar o excesso do adesivo, e esperar 12 horas até ficar bem seco.
Você também pode fazer as ligações com um anel de borracha e pasta lubrificante ao invés do adesivo. Essa junta elástica permite a movimentação das tubulações
Só que nesse caso, depois de cerrar os tubos, ao invés de lixar você precisa chanfrar as bordas com uma lima antes de encaixar uma peça na outra.
A caixa de inspeção é muito importante para a manutenção, a limpeza e o desentupimento dos tubos. O ideal é colocar uma caixa de inspeção para o esgoto que vem do banheiro.
A caixa de gordura da cozinha é ligada a com um tubo de 75 mm a caixa de inspeção de esgoto do banheiro, que também recebe a tubulação de 75 mm da caixa de inspeção da lavanderia, e sai com uma tubulação de 100 mm para ser ligada em outra caixa na divisa do terreno, que é ligada a rede pública.
As caixas de inspeção são construídas em alvenaria de blocos com 60 x 60 cm e profundidade de 20 cm até 1 m, revestidas com argamassa de cimento de 1:3 e aditivo impermeabilizante dentro e fora. No fundo é bom fazer uma canaleta pra ligar os tubos e conduzir o esgoto. Então é só fazer o cálculo de todo o material.
Ao fazer a rede de esgoto do banheiro, é necessário levar em conta o rebaixo da laje do banheiro. Pense no lugar de cada peça, pra que o rebaixo da laje do banheiro seja o menor possível. Pra calcular o rebaixo, leve em conta a altura da caixa sifonada e mais o caimento de 1 cm por metro que a tubulação precisa ter.
O tubo de queda é um tubo vertical de 100 mm que leva o esgoto do banheiro até a caixa de inspeção do térreo. É bom que esse tubo fique o mais próximo possível da bacia sanitária, ele pode ser embutido na parede ou ficar aparente dentro ou fora da casa.
No caso do vídeo, o tubo ficou aparente por fora da casa, preso apenas por braçadeiras, assim não será preciso passar por nenhuma laje e você poderá fazer qualquer concerto sem precisar quebrar a parede. Mas ao final da obra, nos acabamentos, é preciso cobri-los com pré-moldados pra proteger contra o sol e eventuais pancadas.
Pense também no tubo de ventilação, pois é ele que garante o bom funcionamento dos sifões.
Com o tubo de ventilação ligado aos tubos de esgoto, os gases escapam para atmosfera, sem fazer pressão nos sifões e na bacia sanitária. Coloque o tubo de ventilação acima e em prolongamento com o tubo de queda, porque as distâncias do tubo de queda até os sifões não eram maiores do que 1,20 m.
Você pode também fazer um tubo de 75 mm e ligar um ramal de ventilação no ramal que liga a caixa sifonada ao tubo de 100 mm.
O tubo de ventilação tem que ficar o mais próximo possível da cuminheira, e passar as telhas pelo menos 50 cm. E tem que receber um chapéu de preferência do mesmo material. Com isso, você fica com o tubo de queda pronto pra ser instalado, embaixo na caixa de inspeção, e em cima aberto pro ar.
Do lavatório e do box do chuveiro até a caixa sifonada, use os tubos de 40 mm, e da caixa sifonada até a coluna de esgoto, um tubo de 50 mm. E na ligação da bacia sanitária, um tubo de 100 mm porque usa muito mais água.
Preste atenção nas juntas quando for colocar os tubos nas conexões, pra não ter vazamento. Você desce com um tubo, coloca um joelho de 90° e depois coloca outro tubo até a caixa de inspeção do esgoto.
Na saída de esgoto, que liga com a linha subterrânea, foi colocado um tubo de 100 mm até a altura do banheiro. Na altura do banheiro, foi colocada uma junção simples de 100 x 100 mm ligada a um joelho de 90 ° e uma redução de 100 mm para 50 mm. Nessa redução, colocaram um tubo de ventilação de 50 mm, e outro de 100 mm perto do banheiro.
No banheiro há: um tubo de 100 mm ligado a coluna de esgoto do lado de fora da casa; uma junção simples de 100 x 50 mm ligada a um joelho de 90°, que vai ser ligada a bacia sanitária; um tubo de 50 mm, que recolhe a água servida da caixa sifonada; um tubo de 40 mm que recolhe a água do ralo do banheiro.
É necessário verificar se todos os tubos estão com caimento de no mínimo 1%, e também se não há vazamento. Só depois de ver que o caimento está certo e que não há vazamentos, é que você pode encher o rebaixo.
Pode ser feito com entulho, mas tomando cuidado pra não danificar os tubos. O melhor mesmo é usar argila expandida. Com isso, o sistema de esgoto está pronto.
Esta caixa de inspeção recebe o esgoto do banheiro e as águas servidas que vem da caixa de inspeção da cozinha, e tudo isso é enviado pra caixa de inspeção da rede pública.
Aviso aos leitores: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.
Nos últimos anos, as casas container ganharam destaque no cenário da arquitetura e da construção…
Foto de Ron Lach/Pexels Escolher um bom jogo de cama pode fazer toda a diferença…
Torres de iluminação REVLO (Foto: divulgação/REVLO) As torres de iluminação são equipamentos essenciais em diversos…
Escolher a melhor politriz profissional pode ser crucial para alcançar resultados de alta qualidade em…
Foto de Anete Lusina Escolher o aspirador de pó vertical ideal pode transformar a limpeza…
Foto de Ksenia Chernaya Montar móveis pode parecer uma tarefa simples, mas exige precisão, técnica…
Ver comentários
gostei de ver ler sobre canalização e gostaria de aprender mais
gostei do curso muito bom
BOA TARDE,
ESTOU CONSTRUINDO, E ESTOU COM DUVIDA NO ESGOTO DOS BANHEIROS, A MINHA IDEIA É COLOCAR UMA CAIXA SINFONADA DO LADO DE FORA DA CASA, DENTRO DE UMA CAIXA, NESTA CAIXA LIGAR O CHUVEIRO E ESGOTO DA PIA, E DPOIS TAMPAR A CAIXA COM BRITA, PARA SE ALGUM DIA APRESENTAR PROBLEMA, ESTARA FACIL PARA ACESSAR, E DO LADO DE FORA DO BANHEIRO, PARA NÃO CORRER RISCO DE QUEBRAR PISO.
DEVERIA DIZER QUAL A FONTE VCS TIRARAM, QUAL A NBR VCS SEGUIRAM?
Muito instrutivo, gostei.
o tanque de roupa externo, precisa obrigatoriamente de caixa sifonada?
muito bom o conteúdo de esclarecimento como deve ser feito o sistema de esgoto e água para residência.
Ola meu nome e Nildo Rodrigues, minha duvidas na empresa qual eu trabalho faço parte da manutenção predial temos uma tubulação de 22 metros de cano 3/4 que sai das caixas de água mais não tem pressão muito fraca, o que fazer?