Como organizar e decorar uma cozinha pequena

Que tal decorar e organizar a sua cozinha pequena ao mesmo tempo? Vem conferir!

Uma cozinha pequena precisa de truques e acessórios especiais para organizar e decorar de maneira a otimizar espaços, tornando a rotina mais ágil e prazerosa.

Com os itens certos, nossas dicas certeiras e uma dose de criatividade, as boas experiências gastronômicas estão garantidas!

Confira essas 10 dicas rápidas para organizar e decorar uma cozinha pequena.

1. Fórmula de sucesso: Beleza + Funcionalidade + Praticidade

O principal erro na hora de projetar ambientes pequenos é pensar na decoração e organização priorizando somente a estética. É claro que todo mundo deseja uma cozinha linda e decorada, mas você precisa alinhar esse fator à funcionalidade e praticidade para realmente dar certo.

Pense se a disposição dos objetos é funcional para o seu dia a dia, afinal, decorar também significa criar um padrão organizado de maneira personalizada (ou seja, de acordo com a sua personalidade).

2. Conheça o espaço

Não se precipite ao ver móveis e itens em liquidação, pois nem sempre o produto é adequado para o seu espaço. Fazer o planejamento de acordo com as medidas vai evitar que você adquira itens que não cabem ou ocupam muito espaço, deixando sua cozinha ainda mais apertada.

+++ Decoração de apartamento pequeno (Truques + Fotos com exemplos)

3. Analise as pessoas que utilizam o ambiente

Pensar nas pessoas que utilizam o espaço na hora de escolher os móveis e objetos é primordial para chegar a respostas mais assertivas tanto na decoração quanto na organização.

Identifique os hábitos de quem utiliza o cômodo com mais frequência para decidir desde a cor da parede até de que lado ficará a geladeira – e não esqueça de planejar o espaço de circulação.

4. Opte por uma decoração funcional

Como dissemos anteriormente, você pode olhar a decoração pela perspectiva de “criar um padrão organizado das coisas”. Então, mais que deixar o ambiente agradável e bonito, os itens de uma cozinha pequena precisam estritamente cumprir uma função na rotina de quem utilizará o espaço.

Invista em soluções criativas de acordo com a sua personalidade: organizadores suspensos, kits para armário, prateleiras com itens à vista etc.

5. Utilize a pintura a seu favor

Acertar na cor da parede terá um impacto direto e relevante para a sua cozinha. A maioria das pessoas sabe, por exemplo, que o branco é a cor universal para quem deseja proporcionar uma sensação de amplitude, enquanto os tons coloridos tornam o ambiente mais caloroso.

+++ Como pintar a parede corretamente

6. Priorize e mantenha o essencial

Você vai precisar praticar o desapego e manter somente o necessário para um ambiente organizado – se livre dos itens que você tem em excesso para garantir que tudo tenha um espaço reservado.

7. Aproveite o espaço vertical

Você pode aproveitar o espaço vertical na cozinha por meio de barras e ganchos, que livram a bancada e deixam itens à mão. Além da praticidade, isso fará com que o ambiente ganhe profundidade.

8. Escolha a decoração minimalista

A tendência minimalista traz em sua essência o objetivo de dar adeus ao excesso e ter mente que os objetos não servem para preencher espaço, mas para cumprir uma função. Aplique essa ideia na sua cozinha e veja a mágica acontecer!

9. Evite apertar ou empilhar objetos no armário

Se você tiver mais objetos do que espaço disponível, faça uma análise crítica do que realmente é necessário e recorra a alternativas de organização, como os suportes para otimizar espaços.

Com alguns aramados, você conseguirá deixar tudo no devido lugar, aproveitando até os cantinhos e aumentando até 30% da capacidade de armazenamento que você tinha antes.

10. Observe a iluminação

A iluminação direcionada é capaz de transformar qualquer ambiente. Priorize que a luz se propague na sua cozinha e seja bem distribuída, a fim de proporcionar um clima confortável e livre.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.