Fechaduras e Dobradiças

Encontre aqui informações sobre dobradiças e fechaduras, essa é a parte 2 do episódio #25 (Vidros, Fechaduras e Dobradiças) da série mãos a obra. A parte 1 do episódio #25 foi sobre vidros.

E ainda leia nesse artigo sobre muro e portão, como construir o muro da sua casa, os tipos de portões que podem ser feitos (como madeira, aço ou alumínio) e como colocar as fechaduras e dobradiças no portão.

Fechaduras e Dobradiças – Vídeo:

Dobradiças

Dobradiça

As dobradiças têm duas chapas que são ligadas por um pino no meio. É muito simples de instalar: uma parte parafusa-se na porta e a outra no batente; e um detalhe importante é que a porta tem que abrir pra dentro dos cômodos da casa.

Elas são bem seguras, normalmente feitas de aço, latão ou alumínio. Existem diferenças de acabamento e preço entre elas. As peças de latão e alumínio não enferrujam e podem durar muito tempo.

Dobradiça de latão

Fechaduras

Diversos modelos de fechaduras

Existem vários modelos de fechaduras para escolher, o importante é que as portas de entrada e saída da casa tenham fechaduras do tipo externa, com chaves de boa qualidade e lingueta dupla. As portas de madeira podem ver com olho mágico, que é para ver quem esta batendo na porta, muito útil.

Nas outras portas da casa a escolha é mais simples, nos quartos você pode usar fechaduras internas com chaves simples. Para o banheiro tem uma fechadura com uma tranca que só fecha por dentro, mas que também pode ser aberta por fora com uma chave especial; isso é importante por causa das crianças que às vezes fecham a porta e não conseguem abrir.

Muro e Portão

Construindo o muro

Na casa de Pedro e Leila, o primeiro muro construído foi o muro da divisa. O muro foi feito com blocos de vedação e a estrutura com brocas e pilaretes; primeiro usou-se o trado para fazer os buracos, com 2,0 m de distância um do outro, cada buraco com 1,5 m de profundidade (que é o necessário para colocar a armadura e concretar a broca); as duas primeiras fiadas foram feitas com blocos canaletas de 19 cm, depois foi colocada a armadura e concretado, posteriormente subiram com outras fiadas com blocos de 14 cm, em cima de cada broca foi feito um pilarete, assim o piso do muro vai pra broca e da broca para o terreno, na última fiada no topo do muro usou-se blocos canaleta com armadura e concreto pra fazer a amarração e ficar bem resistente.

Portão de madeira

Portão

Os portões podem ser de diversos materiais, como madeira, aço ou alumínio. Pedro e Leila escolheram um portão de madeira, para colocar é só fixar com dobradiças os contramarcos; e também é necessário envernizar para não estragar a madeira.

Aviso aos leitores: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo; não podemos responder informações específicas sobre construção de casas. Em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *