Vidros temperado, fantasia, comuns, aramado

Essa é a parte 1 do episódio #25 (Vidros, fechaduras e dobradiças) da série como construir uma casa, hoje aprenda sobre Vidros. Todos os tipos de vidros: vidros comuns; vidros fantasia; vidros aramados e vidros temperados. E ainda saiba como colocar os vidros na janela, e a dica extra sobre economizar usando o box de acrílico no banheiro. Confira o vídeo:

Vidros


Os vidros comprados juntos com as janelas são muitos resistentes, dificilmente vão quebrar, mas caso isso aconteça para trocar é muito fácil.

Colocar o vidro na janela

Existem varias maneiras de colocar os vidros nas janelas: com massa de vidraceiro; com peças chamadas baguetes; ou com peças chamadas gaxetas de borracha.

Gaxetas de borracha

Gaxetas de borracha

Nas janelas de madeira as baguetes são pregadas com pregos sem cabeça para segurar o vidro na posição certa. Nas janelas de ferro as baguetes são parafusadas. E em algumas janelas de alumínio os vidros podem ser encaixados usando somente gaxetas de borracha. A vantagem da gaxeta de borracha é que ela protege a borda do vidro e não a deixa encostar-se ao caixilho (colocar significado).

 

Tipos de vidros

Vidros comuns

Vidros transparentes comuns

Os vidros lisos transparentes que normalmente encontramos nas janelas das salas e dos quartos, são os vidros comuns. Eles são fabricados em varias espessuras, desde os mais finos de 3 mm até os mais grossos de 10 mm de espessura.

Vidro fantasia

Vidros fantasia

Os vidros fantasia foram estampados na hora de fabricar. Tem diversos tipos diferentes, como pontilhados, canelados, ou martelados. A vantagem deles é que não permitem ver do outro lado, eles deixam passar a claridade. São usados na cozinha, banheiro e área de serviço.

Vidros aramados

Vidro Aramado

foto: www.arq.ufsc.br

Os vidros aramados tem uma tela de arame dentro do vidro, essa tela deixa o vidro mais resistente e se ele quebrar segura os pedaços, por isso é mais usados em lugares que precisam de segurança.

Vidros temperados

Box de banheiro com vidro temperado

Os vidros temperados são muito fortes, pois passam por um processo especial que aumenta muito sua resistência.  Por isso são usados em carros, lojas, bancos, e também em box de chuveiro. Vidro temperado apesar de ser muito bonito para ser usado no box do chuveiro é muito caro.

Opção mais barata para Box do banheiro

Box de chuveiro de acrílico
Uma opção mais barata para o box do banheiro é um box feito com esquadrilha de alumínio e uma placa de acrílico, é muito leve, não enferruja e é fácil de instalar, é só parafusar na parede do banheiro.

Veja também a Parte 2 do episódio #25: fechaduras e dobradiças.

Recomendado para Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ +