Tapetes para Sala

4 Tendências de Tapetes para Sala, Escolha a Sua!

O tapete é aquele detalhe que transforma uma casa em um lar. Uma simples peça pode exaltar a decoração de um cômodo e deixar o ambiente mais aconchegante. Se você pensa assim e está em busca de um novo tapete para sua sala, provavelmente você está em dúvida de qual o tapete comprar. Separamos para você quatro tendências que irão lhe ajudar nessa difícil escolha.

1 – Geométricos

Tapetes para sala estilo Geométricos

Linhas, retângulos, círculos, e toda infinidade de desenhos derivados destas formas estão em alta. A principal vantagem desta tendência é que você pode encontrar tapetes confeccionados em diversos materiais com a mesma temática, seja em fios naturais (como algodão, seda, viscose, sisal, etc.) ou em fios sintéticos (nylon, PVC, poliéster, etc.).

A variedade de materiais permite a você escolher aquele que melhor se adequa ao seu estilo de vida e ao seu bolso. Tapetes em fios sintéticos costumam ser mais resistentes, duráveis e anti-alergênicos, sendo assim uma boa opção para quem tem pequenos em casa, em especial bebês que estão aprendendo a andar.

Os tapetes geométricos combinam com um estilo urbano, moderno e despojado, para quem não abre mão da praticidade. Você vai encontrar tapetes em tons pastel, neutros e naturais mas a tendência é a presença de cores marcantes e altos contrastes.

2 – Em relevo

Tapetes para sala com estilo Relevo

Tapetes em relevo merecem um pouco mais de cuidado e atenção, mas estão na mira dos holofotes! Assim como os geométricos, esta tendência também pode aparecer em diferentes materiais, naturais e sintéticos.

O ponto forte deste estilo é o efeito tridimensional que o relevo dá ao tapete, dando um ar de refinamento e classe ao ambiente. Esta opção é ideal para salas modernas e sofisticadas, e podem ser estampados ou apenas apresentar o relevo monocromático.

Existe uma grande variedade de relevos e alturas para esses tapetes, mas é válido considerar que este modelo não é aconselhável para casas habitadas ou frequentadas por idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida. O relevo do tapete pode atrapalhar a troca de passos ou até mesmo a mobilidade de meios de apoio como bengalas, andadores e cadeira de rodas.*

3 – Felpudos

Tapetes para sala estilo Felpudo

Nossa terceira dica de tendência é você usar os tapetes peludinhos, felpudinhos, gostosinhos que só eles! Estes tapetes aparecem em uma grande variedade de materiais, em geral sintéticos. É preciso ficar muito atento na hora de escolher porque alguns possuem proteção anti-ácaro e outros não. Por se tratar de um tapete difícil de limpar, pessoas que possuem rinites alérgicas devem evitar este tipo de tapete.

Por outro lado, se você está disposto a manter o tapete aspirado e bem cuidado, os felpudos são uma ótima opção para deixar o ambiente bastante acolhedor. Existe no mercado uma grande variedade de cores, principalmente cores escuras e vibrantes. Os tapetes felpudos são elegantes e ao mesmo tempo descontraídos, sendo a opção perfeita para decorar a sala de jovens solteiros ou recém-casados.

O tapete por si só pode ser um exagero, por isso, é aconselhável que esta opção seja utilizada para dar um charme àquelas salas modernas e simples. Evite utilizá-lo em ambientes muito pequenos ou cujas mobílias sejam muito estampadas.

4 – Patchwork Oriental

Já ouviu dizer que clássicos nunca saem de moda? É o que acontece com os famosos tapetes orientais (persas, turcos, indianos, etc.) que agora estão no mercado de uma maneira totalmente nova. A revisitação destes clássicos conta, principalmente com uma combinação de cores incríveis e uma lavagem especial que dá ao tapete um ar de “usado”. Mesmo que soe estranho estar na moda “tapete velho”, o resultado é incrível!

Cores como turquesa, roxo, lilás, azul anil e magenta trazem uma energia forte e vibrante para o ambiente, ao mesmo tempo que a lavagem suaviza a saturação e brilho, deixando o ambiente calmo e equilibrado. Somados à cor e lavagem, há também o trabalho de patchwork, ou seja, a combinação de diferentes estampas, sob os mesmos tons, que deixam o tapete assimétrico. O patchwork cria um ritmo visual que quebra com a monotonia dos tapetes convencionais.

O tapete em patchwork oriental, assim como os clássicos, combinam com qualquer estilo de decoração, seja ele moderno ou romântico. Além disso, ele tem uma manutenção fácil, devendo ser limpo apenas com água, sabão e seco à sombra. O ideal é que ele não fique diretamente exposto ao sol pois pode desbotar com ação direta e frequente dos raios solares.

* Cuidado redobrado na hora de decorar casa de idosos! De acordo com levantamentos feitos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano e 70% das quedas acontecem dentro de casa. Os tapetes estão na lista negra dos inimigos dos velhinhos, por isso, certifique que os tapetes de idosos não sejam altos, escorregadios, e nem se dobrem com frequência.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ +