Sistemas Construtivos – Construir casa

Continuando a série sobre como construir uma casa, abaixo os 2 vídeos do Episódio #5Sistemas Construtivos. Tipos de materiais, quantidade de material, Paredes, Fundações, distribuição de carga no terreno.

Sistemas Construtivos (parte 1)



Sistemas Construtivos (parte 2)

Tipos de materiais

Para a construção de paredes, a escolha do material pode ser feita dentre três opções: tijolos maciços, tijolos furados ou blocos de concreto.
O custo do material e a disponibilidade nas proximidades da obra são dois critérios fundamentais para a escolha dos materiais. Se o fornecedor está na região da construção, compre aos poucos e economize no carreto.

Paredes

Existem dois tipos de paredes, ou duas expressões muito usadas em obras: “parede de uma vez” e “parede de meia vez”. A parede de uma vez tem maior espessura do que a parede de meia vez. No caso de uma parede de tijolos, por exemplo, a posição do tijolo determina a espessura da parede. A parede de uma vez tem 22 cm de espessura e a parede de meia vez tem 11 cm de espessura. Os blocos de concreto são fabricados com espessuras diferentes. A parede externa deve ser feita com blocos de 19 cm porque tem que suportar muito peso. A parede interna pode ser feita com parede de meia vez

Quantidade de material

Os materiais costumam ser vendidos ao milheiro, então veja quantos metros de parede você consegue fazer com um milheiro.

  • Tijolos maciços: No caso dos tijolos maciços, por exemplo, pra fazer 1 m² de parede de meia vez, você vai usar 36 tijolos. E com um milheiro, você consegue fazer 28 m² de parede. Pra fazer 1 m² de parede de uma vez, você vai usar o dobro de tijolos, e assim, com um milheiro, você consegue fazer a metade em m² de parede construída, ou seja, 14m².
  • Tijolos furados: No caso dos tijolos furados, pra fazer 1 m² de parede de meia vez, você vai usar 25 tijolos. E com um milheiro, você consegue fazer 40 m² de parede. Para fazer 1 m² de parede de uma vez, você vai usar o dobro de tijolos, e assim, com um milheiro, você consegue fazer a metade em m² de parede construída, ou seja, 20m².
  • Blocos de concreto: No caso dos blocos de concreto, a quantidade de blocos por m² é igual, tanto para a parede de meia vez quanto para de uma vez. Você consegue fazer 13 m² de parede, o que muda é a espessura do bloco. E com um milheiro, você consegue fazer 76 m² de parede.

Rendimento

Cuidado com o preço: 1000 blocos de concreto rendem muito mais do que 1000 tijolos maciços. Além disso, as paredes de tijolos furados ficam mais irregulares e exigem revestimentos mais espessos. As paredes de bloco de concreto ficam mais planas e não precisam de muita argamassa pra ficarem lisinhas.

Fundações

A fundação é feita pra transferir o peso da casa para o terreno. É a parte da casa que a gente não pode ver, pois fica embaixo da casa. Se a fundação não for executada corretamente, a casa cairá.

Tipos de fundação

As fundações têm várias técnicas: os radiers, as sapatas corridas e as brocas.

Radier: O radier é uma laje sobre a qual se constrói a casa. É essa laje que distribui o peso da casa para o terreno.

Sapatas corridas: Sapatas corridas são lajes que correm embaixo das paredes da casa. Em contato com a terra, as sapatas transmitem o peso da casa para o terreno.

Brocas: As brocas são pequenas estacas de concreto construídas no local. Servem para transmitir as cargas para profundidades maiores, quando um terreno não é muito resistente nas camadas superiores. Enquanto a sapata corrida serve para distribuir a carga na superfície do terreno, a broca transmite a carga para as camadas mais fundas.

Baldrames

Os baldrames são vigas construídas embaixo das paredes. Quando se usam sapatas corridas, os baldrames têm a função de redistribuir as cargas das paredes, de maneira uniforme para a fundação. Quando se usam brocas, a função do baldrame é recolher as cargas das paredes e transmiti-las para as brocas, vencendo o vão entre elas.

Sondagem

A sondagem no terreno serve para decidir o tipo de fundação da casa.

Escolhendo o tipo de fundação

A escolha da fundação depende do terreno, do tipo de solo e do peso que a fundação vai ter que suportar.

Os radiers podem ser feitos com qualquer tipo de solo, mas é preciso que o terreno seja homogêneo, plano ou pouco inclinado.

As sapatas corridas podem ser feitas em solos razoavelmente resistentes e homogêneos.

As brocas podem ser empregadas em terrenos frágeis, mas sem ocorrência de água.

Distribuição das cargas no terreno

Faça as valas para as sapatas corridas. São buracos com aproximadamente 50 cm de profundidade e 60 cm de largura. Em seguida jogue uma camada de 10 cm de pedra britada Nº 2 e soque bem com o pilão. Depois, revista o fundo com uma argamassa de cimento e areia para ficar limpo e nivelado. Sobre esse fundo, coloque três barras de aço de 10 mm de espessura, amarradas a cada 20 cm com barras de 5 mm. Enfim, faça a concretagem com espessura de 10 cm.

Paredes

Sistema de Alvenaria Portante

O peso da casa é conduzido pelas paredes até as fundações, e daí distribuído para o terreno

Sistema de Alvenaria de Vedação

São utilizados os pilaretes que são pequenos pilares embutidos nas paredes.
Os pilaretes reúnem o peso das lajes, paredes e cobertura, e os transmitem aos baldrames, que recebem essas cargas concentradas dos pilaretes e as distribuem uniformemente para a fundação.

É isso! No próximo episódio da série aqui no comprar casas, informações sobre preparação do concreto.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

Recomendado para Você

Uma resposta para “Sistemas Construtivos – Construir casa”

  1. Adeilson da silva barros disse:

    SOU MUITO GRATO PELO SITE casabemfeita.com EXISTIR NE AJUDO MUITO OBRIGADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ +