Revestimento para paredes

Aprenda como fazer revestimento da parede na sua reforma e construção. Esse é o episódio #23 da série sobre como construir uma casa. Hoje conheça os tipos de revestimento, fazendo a argamassa e o revestimento, chapisco, emboço (massa grossa), reboco (massa fina), argamassas prontas, revestimento do teto, revestimento das paredes internas e externas, massas raspadas, azulejos, como colocar azulejos, e tipos de cerâmicas. Confira os vídeos:

Revestimento de Parede (parte 1)

Revestimento de Parede (parte 2)

Motivos para revestir as paredes

Você tem que fazer a parede já pensando em como vai revestir, porque nem todo revestimento é necessário. Depende do gosto da pessoa, do lugar onde a parede vai ficar. Todo o revestimento tem um motivo, você não vai fazer um revestimento só por fazer. Por exemplo: tem parede que é feita de propósito pra ficar à vista, ou apenas pintada. Dizem que parede aparente fica mais cara, por saber que toda parede tem que ser bem feita. Porém, toda parede tem que ser bem feita, com bom material.

Compre blocos de qualidade

No caso do vídeo, a parede da casa é feita com bloco de concreto. O bloco deve ser de boa qualidade, feito dentro das normas. Feito assim ela é resistente e todas as peças têm o mesmo tamanho. Sem isso não da pra fazer uma boa parede de blocos. Muita gente compra blocos fora das normas. Os blocos são fracos, uma boa parte já quebra quando estão sendo descarregados na obra, são difíceis de assentar e passam umidade. Não dá pra usar blocos fora das normas, principalmente em paredes externas, que são expostas à chuva, ao Sol, ao vento, à poluição.

Cuidados no revestimento

É preciso também usar a argamassa de assentamento da alvenaria adequada, pra não infiltrar a água na parede. O assentamento tem que ser bem feito, preenchendo todas as juntas com argamassa. O acabamento deve ficar bem liso, qualquer buraquinho acaba acumulando poeira, e na hora da chuva escorre e suja a parede. Tanto dentro quanto fora da casa você pode pintar a parede, vai ficar com jeito de novo por muitos e muitos anos.

Revestimento de paredes internas

Não da pra pensar no projeto da casa sem saber como você vai fazer o revestimento das paredes. Na cozinha, lavanderia e no banheiro, é necessário um revestimento que ajudasse a limpeza e a higiene. São os lugares mais usados da casa, então o revestimento tem que ser impermeável e super resistente à lavagem. Já no caso dos quartos e da sala, o revestimento é uma questão de gosto, porque não são lugares tão usados, e pegam menos sujeira. Se for uma parede bem feita, com blocos de boa qualidade, ela fica regular. Aí depois é só passar uma massa fina antes de pintar. Se a parede tiver buracos, é preciso aplicar massa grossa, a massa fina ou massa única.

Revestimento de paredes externas

No caso das paredes externas, você tem que pensar em duas coisas. Primeiro o gosto da pessoa, e a outra coisa é a durabilidade. O revestimento tem que deixar a casa bonita durante bastante tempo. A parede externa fica mais exposta ao Sol, à chuva, ao vento, a poeira da poluição. Então é fácil de escurecer, manchar, pegar umidade, e aí a parede fica feia.

Tipos de revestimentos

Pra pensar no tipo de revestimento tem que pensar pra que direção a parede está voltada. As paredes viradas para o norte pegam mais Sol e por isso ficam menos úmidas, tem menos bolor. Por isso é mais difícil ficarem manchadas. Se a parede recebe pouco sol é bom pensar num revestimento que proteja bem, uma pintura durável. Se for um lugar que tem muita poeira ou poluição não compensa fazer a parede com revestimento irregular. É melhor fazer um revestimento liso pra que a chuva lave a parede, ou que você mesmo possa lavar de vez em quando.

Revestimento e argamassa

O mais comum é usar o chapisco, o emboço (também chamado de massa grossa), e o reboco (chamado de massa fina). Outra maneira é usar o chapisco e a massa única.

  • Chapisco: o chapisco é feito com argamassa de cimento e areia 1:3. Essa camada deve ser a mais fina possível. Ela é feita pra que as outras camadas não descolem da parede ou do teto.
  • Emboço (Massa grossa): a massa grossa, o emboço, é feita de cimento, cal e areia, na proporção de 1 parte de cimento pra 2 de cal e 8 de areia. É aplicado sobre o chapisco pra regularizar paredes.
  • Reboco (Massa fina): o reboco, ou massa fina, é usado no acabamento final da parede, e é 1 parte de cimento, 2 de cal e 9 de areia fina bem peneirada. Essa camada de acabamento deve ser a mais fina possível. Pra fazer esse tipo de revestimento é só esperar a camada secar antes de aplicar a seguinte.

Numa parede externa, às vezes a massa grossa bem preparada para pintura já é o suficiente, além de ficar mais barato. Mas se você quiser um acabamento melhor, principalmente dentro de casa, tem que aplicar o reboco. Você pode aplicar a massa corrida em cima da massa fina, depois lixar e pintar.

Argamassas prontas

Com a argamassa pronta é bem mais fácil de trabalhar. É só seguir as instruções do fabricante e fazer a mistura, até que a massa fique bem misturada, toda por igual. Algumas argamassas prontas podem ser aplicadas diretamente sobre os blocos de concreto, substituindo o chapisco, o emboço, e reboco. Elas são chamadas de argamassas adesivas, pode ser direto sobre os blocos, já que você irá usar blocos dentro das normas. Então comprando o bloco certo, você economiza no acabamento. Nas paredes dos quartos e da sala, você pode revestir direto com argamassa pronta. Você tem de aplicar sobre a superfície seca, usando sarrafo e desempenadeiras de madeira, deixando uma camada de no máximo 3 cm, mas evite as emendas.

Revestimento do teto

Antes de você revestir as paredes, você tem que revestir o teto. A primeira coisa a fazer é o chapisco. A argamassa de chapisco é feito de areia, cimento, água e um adesivo fixador. No caso do vídeo a laje é feita de isopor, então esse adesivo fixador vai ajudar a fixar o chapisco no teto. Depois você passa uma massa grossa, e então a massa fina pra dar o acabamento.

Revestimento externo

Você pode fazer o revestimento externo usando o revestimento tradicional, com a massa grossa e depois a massa fina, pintando em seguida. Mas no caso do vídeo compensa usar argamassas prontas pra revestimento.

Massas raspadas

Outra possibilidade para revestimento externo é o uso das massas raspadas, que depois não precisa nem pintar. Normalmente elas são aplicadas sobre a massa grossa ou argamassa pronta bem rústica. As massas raspadas coloridas custam um pouco mais, em compensação você economiza na pintura.

Azulejos

Pra se comprar um bom azulejo, tem que ver se a cor e o tamanho estão uniformes, se não está empenado, e se o fabricante garante a qualidade. Os azulejos que vão ser colocados em uma parede tem que ter todos do mesmo tamanho, sem rachaduras nem imperfeições.

Assentamento dos azulejos – Como colocar azulejos

O assentamento dos azulejos é feito com argamassa colante sobre o emboço ou argamassa pronta desempenada. Pode ser também diretamente sobre a parede de blocos. É um bom revestimento, impermeável, resistente ao calor e aos produtos de limpeza.

Tipos de cerâmicas

Existem muitos tipos de cerâmicas: cerâmicas esmaltadas com acabamento texturizados foscos ou brilhantes, que podem ser usadas no revestimentos de paredes. O importante é que ela tem que ser bem climada, pra depois não dilatar com o calor e descolar da parede. No assentamento é importante estender pouca massa por vez, para não perder o tempo de aplicação, depois é só rejuntar.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>