O Projeto da casa – Como construir uma casa

Confira os vídeos da 3° parte da série Mãos á Obra, episódio  “O Projeto”. Aprenda a fazer o projeto da sua casa; medir o terreno corretamente; desenho em escala; planta da casa e cuidados no projeto.

O Projeto (parte 1)

O Projeto (parte 2)

Para fazer o projeto do terreno você deve primeiramente aprender a medir o terreno e o caimento corretamente, itens muito importantes para o seu projeto.

A medição correta do terreno deve ser feita na horizontal, ou seja, no mesmo plano, no mesmo nível.  Se o terreno for inclinado e você não souber medir o resultado será muito diferente do correto. Ensinaremos o modo correto de medir muito usado pelos pedreiros.

Medir terreno inclinados

Os pedreiros pegam dois sarafos e gravam um em cada trecho do terreno que se quer medir, para colocar o sarafo reto na vertical, é necessário fazer um ajuste com o prumo. O prumo é um cordão com um peso amarado na ponta e serve pra mostrar qual a posição vertical correta. Depois os pedreiros colocam entre os dois safaros uma mangueira cheia de água e tampada com rolhas nas extremidades. O pedreiro que está no ponto mais alto segura uma ponta da mangueira em um dos sarafos, o segundo pedreiro vai encostar sua ponta no outro sarafo procurando manter o nível horizontal, então eles tiram as rolhas e vão ajustando uma das extremidades até que a água fique estabilizada nas duas pontas. Quando a água parar de mexer é só marcar o ponto no sarafo que está garantido o mesmo nível. Por final é só medir a distância entre os dois pontos marcados nos sarafos.

Terreno muito comprido e inclinado / caimento do terreno

Faça o mesmo procedimento do item anterior, porém como o terreno é muito grande, você faz a medida por partes, e aproveita para medir o caimento do terreno.

Supondo que vamos medir o terreno em 3 partes, se a primeira parte tem 7 metros, a segunda 8 metros, e a terceita 5 metros. O comprimento do terreno é a soma das três partes, ou seja, 20 metros. Para medir o caimento é só somar o caimento de cada uma das partes, se a primeira parte tiver 50 cm, a segunda 60 cm, e a terceira 40 cm, então a declividade total é a soma dessa partes, 150 cm, ou seja, 1,5 metro de caimento.

Terreno torto

É necessário ter os ângulos das laterais para fazer o desenho mais correto possível, a melhor maneira nesse caso é tirar as medida de todos os lados e também da diagonal. E um detalhe importante na hora de desenhar: você precisa adotar uma escala para que o seu desenho seja proporcional ao tamanho natural do lote, por exemplo, 1 cm no papel é igual a 100 cm no terreno, ou seja, 1 metro.

Para medir, se um lado do terreno tem 20 metros, você vai desenhar um linha de 20 cm. Na mesma proporção você vai marcar um lado e a diagonal até fechar um triângulo, depois é só fechar os dois lados até fechar o desenho do terreno. Nas extremidades você pode anotar os níveis para saber o caimento. Pronto.

Pensar a planta da casa

Três questões são muito importantes para pensar na planta da casa.

  • A casa deve ter um recuo na frente, no fundo e na lateral;
  • A área construída não pode ser maior que a área do terreno;
  • A área ocupada deve ser no máximo à metade do terreno.

Sendo área ocupada o quanto você usa do terreno, e área construída o quanto você constrói. Se a casa for terrea a área ocupada é igual a construída, se a casa for um sobrado com dois pisos iguais, a área construída é o dobro da área ocupada, pois é a soma do andar de cima com o andar de baixo.

No exemplo do vídeo, o terreno tem 5 metros de largura por 20 metros de comprimento, e a área total é de 100 m². Pela legislação da prefeitura a área ocupada pela casa devia ser no máximo igual a metade da área do terreno. Como eles deviam deixar um recuo na frente de 5 m, no lado de 1,5 m, e no fundo de 5 m, sobraram 35 metros para construir. Eles fizeram um sobrado portanto a área construída é multiplicada por 2; ou seja, 2 x 35 = 70 m².

Pensar no sol e janelas

A dica é construir as janelas dos quartos pensando no lado que bate o sol, para o quarto poder esquentar no inverno, e ficar fresquinho no verão. Converse com os vizinhos, e observe o terreno em vários horários do dia. O sol nasce no leste, o ideal é colocar as janelas o mais próximo possível no sentido do norte, e evite o sentido sul, pois sua janela vai receber os ventos frios e não vai receber o calor do sol.

É necessário também colocar no papel todas as informações do terreno.

  • Coloque onde fica o norte do terreno;
  • Se tem alguma construção do lado e qual a distância;
  • Onde fica a calçada e qual a largura;
  • Onde está a rede de esgoto e de água, a boca de lobo, e o bueiro da rua.
  • Se tem alguma árvore ou poste na frente da casa, justamente pensando na posição da sua garagem.

A planta da casa

Com o desenho completo, você pode começar a pensar no espaço interno que cada cômodo vai ocupar, essa é a chamada planta da casa. Você deve desenhar todos os andares, caso sua casa tenha mais de um. Sempre experimente de várias maneiras diferentes como ocupar o espaço, só depois de decidir qual o melhor projeto, então você deve procurar um profissional, seja um engenheiro ou um arquiteto, para que ele prepare a planta que você vai levar na prefeitura.

É a prefeitura que controla as construções que são feitas na cidade, tudo de acordo com as leis municipais. Portanto para poder começar a construir, você precisa primeiramente aprovar o projeto na prefeitura, que tem que estar assinado pelos proprietários e pelos responsáveis técnicos da obra.  Se isso não for feito você pode ter sua obra paralisada por algum fiscal da prefeitura, ou ter problemas na hora de legalizar os documentos da sua casa. Não custa nada se informar antes, em alguns lugares a própria prefeitura indica um responsável técnico para ajudar a legalizar a obra.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

5 thoughts on “O Projeto da casa – Como construir uma casa”

  1. adriano ferreira disse:

    muito bom estas plantas e medição do terreno

  2. Cristina disse:

    Olá, gostei muito de sua idéia mas não posso deixar passar…No item “medir terreno inclinados” vc usa o termo “brumo” e há um grande equivoco aqui: a palavra brumo significa tipo de nevoeiro. O termo certo é: prumo que significa instrumento formado de uma peça metálica presa à extremidade de um fio metálico ou não e que serve para determinar a direção vertical. Cristina

  3. Adriano disse:

    Você tem razão Cristina! Já arrumei o erro de português!

    Muito obrigado, preciso de pessoas como você para ajudar e melhorar o conteúdo. :)

    Abraços

  4. Sia disse:

    Gxtei muito dos projetos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>