Como Preparar e Aplicar Argamassas

Hoje aprenda como preparar e aplicar argamassas.

Esse é o episódio #7 da série como construir uma casa. Confira no programa ensinamentos sobre como fazer argamassa, como usar, tipos de argamassa, e todos os detalhes do assunto.

Preparo e Aplicação das Argamassas – Vídeo:

Argamassa

É uma mistura de cimento, cal, areia e água. Existem vários tipos de argamassas, e elas são usadas em todas as fases da obra, desde a fundação até os revestimentos de pisos, paredes e lajes.

São dois tipos principais: os que são usados para aumentar e encorpar a massa, e os que são usados para endurecer e manter unidos todos os elementos.

Areia, cimento e cal

A areia é usada pra dar corpo à argamassa.

Já o cimento é usado pra endurecer a mistura, porque reage com a água e, depois de secar, forma uma massa dura e resistente.

A cal é usada pra facilitar a aplicação e melhorar a qualidade da argamassa.

Use a masseira

Na obra a argamassa é preparada na masseira. Que é uma caixa de madeira com tábuas dos lados, assim você controla melhor a massa, sem desperdiçar material e sem misturar com a sujeira do chão, evitando entupir bocas de lobo e sujar ruas e calçadas.

Formas de preparar

Existem várias formas de se preparar a argamassa, depende da necessidade e do tipo de uso.

Se for um piso, você deve usar uma argamassa de cimento e areia. Se for uma parede, você pode usar uma argamassa de cimento, cal e areia.

As argamassas com cal são mais flexíveis, por isso aguentam melhor as mudanças de temperatura e umidade, evitando a formação de trincas.

Proporções

Cada tipo de argamassa pode ser preparado com proporções diferentes de ingredientes. Por exemplo, uma argamassa de cimento pode ser feito na proporção:

  • 1:2 (Um pra dois) – Uma parte de cimento para duas partes de areia.
  • 1:3 (Um pra três) – Uma parte de cimento para três partes de areia.
  • 1:4 (Um pra quatro) – Uma parte de cimento para quatro partes de areia.

Para argamassa de cimento, cal e areia, 1:2:8 (Um pra dois pra oito) significa que colocamos uma parte de cimento para duas de cal, e depois acrescentamos 8 partes de areia.

Tipos de aplicação

  • Alvenarias de fundação – As alvenarias de fundação são assentadas com argamassa de cimento 1:3 com adição de produto impermeabilizante. Essa mesma proporção pode ser utilizada também nos revestimentos impermeáveis e de pisos.
  • Alvenarias de elevação – Nas alvenarias de elevação, os tijolos são assentados com argamassa de cimento, cal e areia 1:2:7 e os blocos de concreto com argamassa de cimento e areia 1:6.
  • Paredes e lajes – Nas paredes e lajes os pedreiros costumam fazer um chapisco para preparar a superfície. O chapisco é uma argamassa de cimento 1:3 que o pedreiro joga forte contra a parede para aumentar a aderência.
  • Paredes irregulares – O emboço é uma argamassa de cimento, cal e areia 1:2:8 usado para nivelar paredes irregulares que foram feitas com tijolos maciços ou furados.
  • Acabamento de paredes – O reboco ou massa fina é uma argamassa de cimento, cal e areia fina de 1:2:9 usado para fazer o acabamento de paredes. Se a parede for feita com capricho, seguindo as recomendações técnicas, a camada do reboco pode ser fina, economizando muito material.

Mistura dos ingredientes

Primeiro, coloque na masseira a quantidade de areia certa. Depois coloque o cimento e misture sem água, com uma enxada ou uma pá até ficar com uma cor só.

Quando for uma argamassa com cal, jogue a cal sobre a areia e o cimento já misturados, e misture do mesmo jeito. Quando estiver bem misturado, faça um monte e abra um buraco no meio. Coloque a água aos poucos e misturando a massa, tomando cuidado pra água não escorrer pra fora da masseira.

Cuidados com a mistura: Coloque a água devagar, e misture bem, ate que a massa fique uma pasta, com uma consistência boa para trabalhar, ou seja, nem muito mole, nem muito dura. Outra coisa importante é preparar de cada vez somente a quantidade que vai utilizar na hora, senão a massa endurece e ocorre o desperdício de material, principalmente as argamassas de cimento, aquelas que não levam cal, que endurecem mais rápido.

Argamassas prontas

Nas lojas de materiais de construção, você encontra argamassas preparadas que já vem com aditivos especiais, e você fica livre do problema de ter que misturar os ingredientes na proporção certa. É melhor, mais rápido, mais fácil, e ainda vem com a garantia de qualidade do fabricante.

No caso dos revestimentos de parede você não precisa nem usar o chapisco, ela gruda muito mais forte. Você só precisa seguir as instruções do fabricante para saber quanto de água vai na mistura, como aplicar a argamassa, e os cuidados com o uso do material.

Tipos de argamassas

Existem argamassas preparadas para assentamentos de blocos; argamassas para revestimento interno de paredes de lajes; e argamassas para colocação de ladrilhos, azulejos e cerâmicas, também conhecidas como argamassa colante. Argamassas para revestimentos impermeabilizantes e rejuntamentos, usadas para preencher as juntas de ladrilhos e azulejos.

Aviso aos leitores: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

Posts Similares

10 Comentários

  1. quantos metros quadrados da para rebocar com uma masseira ?

    Uma masseira de comcreto 3.3.1 da para cobrir quantos metros quadrados de laje ?

  2. Srs.:
    Bom dia!
    Não sei se é só no meu estado(RS) que existe, já que não encontro em lugar nenhum na internet, matéria falando em argamassa comum que é encontrada em madeireiras e é só colocar o cimento na medida que se queira e utilizar.
    Só vejo matérias falando de como fazer a argamassa utilizando areia, cal e cimento. Não é possível que se, eu quiser fazer um simples serviço ou uma pequena obra eu tenha que passar por tudo aquilo. Se temos a argamassa pronta ( sem cimento) encontrada na madeireira, fica tudo mais fácil e rápido, basta eu adicionar o cimento e pronto!Será que é só aqui que temos esse tipo de argamassa? Não acredito!
    Acho que vou colocar esse tipo de assunto no meu blog, já que não há nada na internet. Gostaria que me fosse respondido pelo e-mail ou blog.
    Atenciosamente.
    Mário Slivak.

  3. A materia é boa, gostaria d saber quais sao as propriedads das argamassas

  4. pora eu quero sabe se umtraço 1/3 qual a presao que o mesmo suporta , o peso que o mesmo aguenta 1 lata de cimento ,3latas de arei e 4 brita

  5. obrigado pelas dicas preciso reformar meu banheiro e imaginava ter que refaze-lo por completo.

  6. Muito legal como vocês explicam gostei muito estava fazendo de maneira errada. kkk
    Colocava quantidades erradas dos mateiras. mais agora já sei muito obrigado!1

  7. A matéria confunde porque nào da a sequencia exata. ora fala em cimento areia e cal, outra cal , areia e cimento,outra areia , cimento e cal.A proporçao é por elementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *