Como equipar o Banheiro, cozinha e lavanderia

Hoje saiba como Equipar cozinhas, banheiros e lavanderias. Aprenda sobre Bacias sanitárias (tipos e como escolher); pias e lavatórios, tanque de roupa, pia da cozinha, peças e acessórios do banheiro, instalação da água do chuveiro, e aprenda também como colocar a bacia sanitária corretamente. Esse é o episódio #28 da série mãos à obra, que conta tudo em passo-a-passo sobre construção de casas. Confira os vídeos:

Equipando cozinhas, banheiros e lavanderias (parte 1)

Equipando cozinhas, banheiros e lavanderias (parte 2)

Bacias sanitárias

Vasos sanitários - caixa acoplada e convencional

Existem dois tipos de bacias sanitárias, o que muda é o mecanismo da descarga. Algumas bacias já vêm com uma caixa acoplada, dentro dessa caixa (que também é de louça) fica armazenada a agua necessária pra dar a descarga.

As outras são as bacias convencionais que tem que estar ligadas a uma caixa de descarga externa através de um tubo de descida. Essa caixa de descarga é alimentada com um engate flexível, ou então tem que estar ligada direto na caixa d’agua da casa; estas bacias precisam de uma válvula de descarga. Quando apertamos a válvula, ela deixa passar uma quantidade de agua suficiente para dar descarga.

Pias para o banheiro

Cuba de embutir

Cuba de embutir (foto:DecaClub)

Existem as cubas e os lavatórios. A cuba é aquela parte central da pia fixada nos tampos, existe a cuba de embutir, que fica presa por baixo do tampo, e tem a cuba de sobrepor, ela tem uma borda que fica apoiada no tampo.

Cuba de sobrepor

Cuba de sobrepor (Marca: Incepa)

Se não tiver espaço no banheiro para colocar um cuba com tampo, então pode colocar só o lavatório, que é uma opção prática e mais econômica. Os lavatórios são fixados direto da parede e podem ter apoio ou não. O apoio é uma coluna de louça que ajuda a segura o peso do lavatório direto no chão. É importante fixar o lavatório conforme as instruções do fabricante; se tiver apoio à coluna deve ser fixada também no chão, dessa maneira evita de acontecer acidentes, principalmente de criança que seguram na pia e puxam para baixo com seu peso, é um perigo se não tiver bem fixado.

Lavatório com colula

Lavatório com colula (Marca: Eternit)

Tanque de roupa

Os tanques são fabricados em louça, concreto ou em plástico. Os tanques de louça devem ser apoiados em colunas e parafusados na parede e no chão para ficarem bem firmes. Os tanques de concreto devem ser apoiados em uma parede pequena feita em alvenaria.

Pias de cozinha

Pia de cozinhaHoje em dia existem pias e tampos feitos em vários tipos de materiais; pode-se comprar uma cuba de um material e o tampo de outro material. Ou então tudo do mesmo material com armário completo.

Os tampos feitos de mármore e de granito têm varias cores e tamanhos, esses tampos podem ser montados com uma cuba de aço inoxidável. E existem também as pias feitas de aço inoxidável que já vem pronta com a cuba e o tampo. Todos esses materiais são resistentes, deve-se escolher de acordo com seu gosto pessoal e o preço que se pode pagar. Pesquise bem antes de comprar, e ter certeza do que você quer para não se arrepender depois.

Peças do banheiro

Banheiro pronto e decorado

Banheiro pronto e decorado

As peças do banheiro são muito importantes para que o banheiro fique mais confortável. Lembre-se de comprar porta-toalhas, cabides de pendurar roupas, suporte para papel higiênico, saboneteira, espelho, assento sanitário, e também armário e prateleira para colocar os produtos que são usados no dia-a-dia. Essas peças podem ser achadas em vários materiais diferentes como louça; acrílico; plástico; metal e até em vidro. O que muda é a qualidade, o preço, e o modo de instalar. Por exemplo, se você comprar um armário de embutir na parede, precisa deixar um espaço par encaixar certinho; o ideal é o armário ficar em cima da cuba ou do lavatório.

Tem que tomar cuidado na hora de instalar o armário de embutir para não furar nenhum tubo ou eletroduto, e também precisa caprichar no alinhamento para o armário não ficar torto, ele tem que ficar alinhado com os azulejos. Outro detalhe importante é escolher o local das peças de acordo com a posição dos azulejos, e deve-se tomar o mesmo cuidado para não furar nenhum tubo ou eletroduto, pois isso pode provocar vazamento ou curto-circuito.

Instalação da água do chuveiro

A instalação da água do chuveiro é feita usando o misturador, que é o sistema que mistura água quente com água fria.

Existem 3 tipos de misturador:

  • Misturador convencional: funciona colocando um registro de pressão no encanamento de água quente, e outro no encanamento de água fria, antes da saída do chuveiro, dessa maneira é possível misturar água quente e água fria do jeito que quiser.
  • Misturador de monocomando: controla a quantidade de água e a temperatura da água misturada só com uma alavanca.
  • Misturador com termostato: a pessoa escolhe a temperatura da água misturada e ele mantem aquela temperatura mesmo se variar a quantidade de água na saída do chuveiro.

As torneiras que misturam água quente e fria na pia da cozinha, cuba ou lavatório também são misturadores. Existem vários tipos diferentes com a saída mais longa ou mais curta, dependendo do local que vai ser colocado; pode ser instalado no tampo da pia, no lavatório, ou então direto da parede na saída do encanamento.

Como instalar a bacia sanitária

A primeira coisa para colocar a bacia sanitária é descobrir o lugar certo, a bacia tem que ficar alinhada com o tubo de água que deve ficar a uma altura de 33 cm do piso acabado, e alinhado também com o tubo da saída de esgoto.

No caso das bacias convencionais, o centro do tubo de esgoto deve estar a 26 cm da parede acabada; e no casa da caixa acoplada deve estar a 30 cm da parede. É muito importante respeitar essas medidas, e tomar cuidado para a bacia não ficar torta, porque além de ficar feio pode atrapalhar o funcionamento da bacia.

Deve-se marcar o lugar certo e fazer os furos para depois parafusar a bacia no chão. Para não ter problema com vazamento ou mau cheiro, o encaixe da bacia com o tubo de esgoto deve ser feito com uma vedação para saída de bacia sanitária de 100 milímetros. Ou então com massa de vedação própria pra bacias sanitárias, que além de eliminar vazamentos, não deixa passar os gases do esgoto.

A ligação com a entrada de água é feita com um tubo de ligação de bacia, que já vem com um sistema de vedação. Cuidado para ele não ficar fora de nível, isso pode dificultar a saída da água que ainda esta dentro do tudo, dando a impressão que um pouco de água continua escorrendo.

Depois de feita a ligação com a entrada de água, a bacia deve ser parafusada no chão para ficar bem firme no lugar, então é só fazer o rejuntamento do espaço entre o piso e a bacia com massa de rejuntamento, por último é só parafusar o assento da bacia.

A instalação das bacias sanitárias deve ser feita com muito cuidado, pois elas são feitas de cerâmica, resistem muito bem ao peso, mas podem quebrar se bater com alguma ferramenta.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo. Em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

Recomendado para Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ +