Pisos e Revestimentos

Tudo sobre revestimentos de pisos, aqui no episódio #24 da série Mãos a Obra, a série que ensina sobre como construir uma casa. Nesse episódio:

  • Como Escolher o piso
  • Pisos ideais para cada local da casa (quartos, corredor, escada, cozinha, banheiro, sala e pisos externos)
  • Tipos de piso
  • Colocando Pisos (Cerâmica, carpete, madeira, área externa, cimentado da calçada)

Confira os vídeos:

Revestimentos e pisos (parte 1)

Escolher o piso: Pense no local, na durabilidade e no preço.

Existem muitas opções de piso, não é fácil escolher, mas ninguém escolhe piso só por gosto, e também não é qualquer piso que serve pra qualquer cômodo.

A primeira coisa pra se escolher um piso, é pensar no local onde ele vai ser colocado. E dependendo do local algumas opções já são eliminadas.

E o piso deve ser durável, não pode estragar logo, isso também deve ser colocado na balança no momento de escolher. Mas nem sempre o mais durável é o mais indicado, como exemplo o piso de granido, dura pra sempre, mas é muito caro. O de carpete, por exemplo, com alguns anos de uso deve ser trocado, mas o custo dele é bem mais barato, ficando mais fácil de pagar.

Pensando no local, na resistência do material e no preço, você vai encontrar o melhor piso para cada local da casa.

Pisos ideais para cada local da casa

Piso nos quartos: os quartos não são lugares de passagem, o piso não precisa ter alta resistência, pode-se usar carpete, ou piso de madeira com tapetes. Nesse caso o principal é que o piso abafe o ruído e seja confortável.

Lugares de muita passagem: nos lugares de muita passagem, da porta da rua pra cozinha e pra escada, por exemplo, tem que usar um material mais resistente, pode ser assoalho, taco, cerâmica, pedra ou até um piso vinílico.

Escada: a escada também tem que ter um piso bem resistente, afinal ela é usada todo dia para subir e descer. Pra escada o mais indicado é pedra, cerâmica, madeira bem dura ou concreto pré-moldado. Se quiser colocar carpete ou piso vinílico, que são mais fracos, é necessário colocar um protetor na porta dos degraus.

A opinião de um engenheiro ou arquiteto é o que vale no projeto. Procure um.

Piso da cozinha e banheiro: os pisos devem ser super-resistentes a umidade e bem liso. E resistente à química dos produtos de limpeza, pois ela até pode atacar o material das juntas do piso. Quando comprar os pisos da cozinha e banheiro, lembre-se que eles devem ser fáceis de cuidar e de limpar. Além disso, devem ter poucas juntas, cerâmicas de 40 cm x 40 cm, por exemplo, são perfeitas; ou então ou pisos vinílicos; que são mantas largas fixadas com cola resistente a agua. As pedras também são boas opções, mármore e granito são caros, porém a ardósia tem um preço bom.

Piso da sala: a sala é uma questão de gosto, se não for um local de muita passagem, o piso não precisa ter muita resistência, pode ser assoalho, taco, cerâmica, ou pedra. E depois é só colocar tapetes.

Pisos externos: esses devem ser bem resistentes, por causa do sol e da chuva. E não pode ser escorregadio. Os mais usados nesse caso são cerâmica, ladrilho hidráulico e os cimentados.

Área externa: em casas, pode-se e aconselha-se aproveitar a área externa para deixar grama, fazer um jardim, pavimentar a menor área possível. Na área do estacionamento do carro, podem-se usar pré-moldados de concreto em forma de grelha, com grama no meio.

Os pisos externos precisam ter um contrapiso que tenha uma camada em cima da terra, colocando uma camada de pedra britada e areia, então se coloca o contrapiso de pelo menos 5 cm de altura. Sobre esse lastro é assentada a cerâmica ou feito o cimentado. Não pode esquecer-se de tirar o caimento, para agua escoar na direção certa e não ficar escoada quando chover.

Simplifique na hora de escolher

Na hora de escolher é importante simplificar, esquecer um piso que não de muito trabalho. A cerâmica, por exemplo, é um bom piso, pode lavar com sabão e detergente; só que esses produtos podem atacar o material das juntas. Por isso a cerâmica deve ser boa e bem colocada, assim só precisa de um pano úmido e um produto de limpeza.

Tipos de piso

Cimento Queimado

Foto: http://cimentoeareia.com.br/

Cimento queimado: é encontrado em diversas cores, vermelho, amarelo, azul, verde, etc. Só que não é bom colocar esse piso na cozinha e no banheiro, pois pode sofrer um desgaste muito grande dos produtos de limpeza. Mas nas salas, quartos e corredor, ele fica muito bom. E na manutenção é muito simples, é só passar cera da cor do cimentado de vez em quando, ele chupa a cera e vai ficando cada vez mais bonito.

Piso de Ardósia

Foto: pisoclean.blogspot.com

Ardósia: a ardósia também é fácil de manter, é só encerar com uma cera esverdeada, o piso vai ficando cada vez mais bonito.

Piso de Mármore

Foto: marmorariabg.com.br

Mármore e granito: são como a cerâmica, para manter passe pano úmido e pronto.

Piso de Madeira

Piso de Madeira

Taco e assoalho: antigamente tinha que ficar encerrando, mas hoje em dia tem verniz resistente, que é só passar na madeira e limpar com pano úmido.

Piso vinílico: também é simples, só passar pano úmido e já está limpo; se quiser também pode encerrar.

Piso com Carpete

Piso com Carpete

Carpete: é confortável, para limpar basta um aspirador de pó, e de tempos em tempos pode até lavar.

Na casa do casal Pedro e Leila, após muita pesquisa, eles optaram por colocar carpete no quarto, e pra ficar igual e simplificar o trabalho, também colocaram carpete nas áreas de circulação, entre o quarto a escada e o banheiro. Na cozinha e no banheiro colocaram piso de cerâmica.

Quando a casa não é muito grande, é bobagem variar muito de material, colocar em cada local uma coisa diferente, pode-se colocar a mesma cerâmica da cozinha na sala, dessa maneira economiza dinheiro e simplifica a obra.

Continua -> Parte 2 – Como colocar pisos (Cerâmica, carpete, madeira, área externa, cimentado da calçada)

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>