Pinturas – Como pintar uma casa

Hoje aprenda sobre pinturas residenciais, como pintar paredes. Tópicos abordados: preparação das paredes; tipos de tinta; usando o selador; como aplicar massa corrida; descubra ordem certa para pintar a casa; dicas de limpeza da parede e proteção de objetos da casa durante a pintura; escolhendo a cor das paredes e ainda como pintar peças de madeira; ferro e a importância de pintar o telhado. Esse é o episódio #27 da série Mãos à Obra, que ensina tudo sobre como construir uma casa. Confira os vídeos:

Pinturas (parte 1)

Pinturas (parte 2)

Preparação das paredes

PincelPara paredes antigas é necessário preparar a parede antes de pintar, precisa raspar a tintar velha e lixar a parede, que é para a pintura pegar bem e durar bastante. Para as paredes novas, não tem esse problema, na hora de pintar é só esperar a argamassa curar.

Depois de pronta a parede, é bom esperar uns 30 dias para a argamassa ficar bem seca e curada, que é para não atrapalhar a pintura.

Tipos de tinta

Lata de tinta

Existem vários tipos de tinta que se pode usar para pintar uma casa.

Tintas látex: as tintas que são chamadas de látex podem ser usadas para pintar diversos tipos de materiais, como argamassas, concreto, massa corrida, gesso e fibrocimento. Existem dois tipos de tintas látex, as tintas látex PVA, que dão um acabamento fosco ou semi-fosco; e as tintas látex acrílicas, que além do acabamento fosco, também dão um acabamento acetinado. As tintas látex, tanto PVA como acrílica, são aplicadas com rolo de lã.

Para pintar madeira, ferro e alumínio, existem as tintas chamadas vernizes, tinta esmalte, tinta a óleo, que são aplicadas com trincha ou rolo. Elas tanto podem dar um acabamento fosco, como brilhante. São muitos resistentes e duráveis.

Selador

Selador é um produto para passar na parede antes de pintar, que é para preparar a parede. Já que a argamassa e o concreto são materiais que absorvem tinta e ainda por cima de forma irregular, ou seja, em alguns lugares a parede puxa mais tinta, e em outros puxa menos, essa diferença acaba deixando a pintura manchada. O selador tem o trabalho de entrar na parede e faz com que a tinta seja absorvida por igual, dessa maneira a parede fica com um acabamento uniforme e gasta menos tinta.

Como passar o selador

É só usar um rolo ou uma trincha, só precisa passar uma de mão e ela seca em um dia. Se tiver alguma duvida é só olhar na lata que tem as instruções do fabricante.

Massa corrida

A massa corrida é boa para deixar a parede bem lisinha, tampar os buraquinhos ou algumas imperfeições da parede, e também pequenas trincas. A massa corrida já vem pronta de fabrica.

Como aplicar a massa corrida

Com uma espátula ou uma desempenadeira, passe-se a massa corrida nos lugares que precisar, sempre esticando bem a camada para a massa grudar e ficar firme. Depois de secar precisa lixar a massa para a parede ficar lisa; usando uma lixa fina consegue-se um acabamento bem melhor.

Dicas e limpeza

Preparar a parede antes de pintar é muito importante, pois além de economizar tinta o resultado fica bem melhor. E é importante limpar bem o lugar que vai ser pintado, para tirar poeira, fuligem, umidade, mancha de olho, mancha de crachá, etc.

Maresia

Para quem mora perto do mar, antes de pintar é bom lavar a parede com água, para tirar a sal da maresia que fica grudado na parede e não deixa a tinta pegar direito. Assim a pintura vai ficar melhor e dura muito mais tempo.

Casa de Pedro e Leila: Pintando muro de bloco de concreto, e parede revestidas com argamassa

rolo para pintura

Na casa dos nossos personagens Pedro e Leila, para pintar o muro de bloco de concreto aparente; eles usaram tinta látex acrílica fosca. Primeiro passou um de mão de tinta, para cobrir a camada de selador, então esperou secar bem, pelo menos 2 horas (pode-se esperar um pouco mais se o dia estiver muito úmido e fizer frio); depois passaram uma segunda de mão, que é para ficar com uma boa cobertura e um acabamento mais bonito.

Nas paredes revestidas com argamassa, passaram tinta látex acrílica semi-fosca, que dá um acabamento um pouco mais brilhante que a tinta fosca.

Ordem certa para pintar a casa

Comece a pintura pelo teto, quando ficar pronto pinte as paredes, e depois as portas, janelas e basculantes. A vantagem de pintar nessa ordem é que se evita que respingue tinta nas partes que já foram pintadas.

Proteja tudo antes da pintura

Antes da pintura não se esqueça de proteger guarnições, rodapés, maçanetas, interruptores e até móveis. Cubra tudo que puder com papel e fita plástica, e prenda com fita crepe.

Cor das paredes

Paleta de cores

Cores claras deixar a casa mais iluminadas, e no calor elas esquentam bem menos. Algumas pessoas não gostam de paredes claras, pois dizem que seja muito e é difícil de limpar, mas o fato é que se a parede esta muito seja e difícil de limpar, é porque merece uma nova pintura; mas adianta tentar esconder a sujeira com cores escuras; a não ser que seja nas janelas, batentes, portas.

Como pintar peças de madeira

No caso das peças de madeira, como as portas e batentes, é precisa fazer um tratamento contra os insetos; tem que passar uma boa quantidade de produto na peça inteira para a madeira absorver bem. É importante lixar bem a madeira, de preferencia com uma lixa fina, depois passar uma camada de selador de madeira, o selador vai tampar os poros da madeira, assim ela vai ficar mais resistente e vai facilitar o acabamento. O acabamento pode ser na cor natural ou pintado. Se quiser deixar na cor da madeira é só pintar com verniz incolor; se preferir deixar colorido é bom aplicar duas de mãos de tinta esmalte, que pode ser acetinado ou brilhante.

Pintando peças de ferro

Portão de ferro

Também no caso das peças feitas de ferro, como portões e gradis, é importante fazer uma preparação antes de pintar. Primeiro precisa tirar a ferrugem com uma espátula ou escova de aço; e depois lixar bem toda a peça. Depois aplicar um produto para limpar a peça e eliminar a ferrugem, deixar secar, e então aplicar duas de mão de zarcão, que é uma tinta de cor alaranjada que protege o ferro contra a corrosão. Por último pode ser passado um esmalte sintético para fazer o acabamento final na cor que quiser.

Pintura do telhado

Quando falamos em pintura não podemos esquecer-nos de falar de uma coisa muito importante para deixar a casa mais confortável, principalmente nos lugares quentes, é a pintura do telhado.

As telhas comuns são escuras e por isso retém mais o calor do sol, esquentando dentro da casa, pra melhorar isso é bom pintar o telhado com uma tinta branca, que vai refletir os raios do sol e esquentar menos dentro da casa. Para as telhas de fibrocimento existe uma tinta própria para pintura do telhado.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo; não damos informações específicas sobre construção de casas. Em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

3 comments
  1. me ofereço para pintar residencias apartamentos escritorios etc.trabalho com massa corrida e acrilica epoxi grafiato e texturas.resido em joinville ; trabalho na cidade e região.mais de vinte anos de experiencia .tenho varios clientes que podem dar informaçoes a respeito do meu trabalho e de quem sou. fone 91071030 ou34355626

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>