Iniciando uma obra – construindo uma casa

No episódio 4 da série como construir uma casa; saiba como iniciar uma obra. Cuidados e limpeza do terreno, cercar o terreno, ligação de água, poste e eletricidade, banheiro provisório, corte e aterro, abrigo e como locar a obra.

Iniciando a Obra (parte 1)

Iniciando a Obra (parte 2)

Limpeza do terreno

O lixo no terreno deve ser removido, não adianta disfarçar enterrando o lixo, pois isso prejudicará a casa no futuro, gerando umidade, ratos, sujeira, etc. A coisa certa é fazer uma faxina, tirar todo o lixo do terreno.
Capinar o terreno tirando todo o mato é o passo posterior. Esse mato pode ser enterrado numa parte do terreno onde é o final da obra, e que você vai cultivar um jardim; para evitar que o mato cresça cubra-o com pelo menos 20 cm de terra.

Cercar o terreno

Cerque o terreno antes do inicio da obra, devido à segurança do material.

Ligação de Água


Foto: SAAE

Instale um abrigo pré-moldado para ligação de água. Depois de colocar o cavalete, deve-se pedir a ligação a companhia de água, que também instala o medidor. Na concessionária, os funcionários explicam como fazer a entrada da água, para obter água no terreno.

Eletricidade

As instalações deve ser feita na frente da casa, já que é lá que fica o portão, facilitando as anotações do consumo de água e de luz, que os funcionários fariam sem precisar entrar na casa. Instale o poste de entrada e o eletroduto, sem esquecer a caixa de entrada onde será instalado o relógio de luz.

Banheiro provisório

Para fazer o banheiro provisório, faça uma linha com tubo de PVC de 100 milímetros de diâmetro, ligando o banheiro provisório até o limite do terreno. A profundidade deve estar entre 40 cm e 60 cm, e o tubo tem que ter um caimento de pelo menos 1 cm por metro. Deve-se comprar bacia sanitária, assento, tanque, registro, torneira, e a caixa de descarga.

Portanto para construir uma saída de esgoto deve-se abrir uma vale de 40 cm de largura, e entre 40 cm e 60 cm de profundidade, além do caimento. Abra a vala, coloque os tubos e a terra. A ligação definitiva do esgoto pode ser feita desde o início da obra. Depois de solicitar a ligação a companhia de esgoto, pode-se começar a construção de um banheiro provisório pra obra.

Corte e aterro

Terrenos inclinados devem ser nivelados. Para isso, é necessário fazer o corte e o aterro no terreno. De um lado retira-se a terra (corte), e do outro lado completa-se o nível de terra para tornar o nível plano (aterro). Se o corte for maior que o aterro, deve-se retirar a terra do terreno. Se for menor, deve-se comprar mais terra. Logo, o ideal é equilibrar o aterro com o corte.
O aterro pode ser em talude ou muro de arrimo. No caso de um talude, como o recuo lateral é de 1.5m, o máximo de desnível que se pode fazer é de 45 cm.
Quando o desnível é muito grande, faz-se um muro de arrimo.Um muro bem reforçado pra segurar a pressão da terra.

Abrigo

Além de poder guardar as ferramentas e os materiais, a construção de um abrigo é útil para abrigar quem trabalha no caso de chuva. É recomendável que o abrigo seja construído na parte de trás do terreno, para não atrapalhar a entrada e a saída da obra.

Locar a obra (colocar no terreno as principais medidas do projeto)

Coloque no terreno as principais medidas do projeto, pra depois poder abrir as casas de fundação e construir as paredes no lugar certo.
A primeira coisa a fazer é construir a tabeira, que é um retângulo feito com tábuas ao redor da obra, sempre em nível. Usando a trena, meça e marque todas as medidas dos projetos, inclusive as espessuras das paredes. Para isso, mantenha a trena reta. Primeiro marque o recuo da frente, e depois as medidas restantes do projeto. Fixe um prego aproximadamente 2 cm fora das marcas feitas anteriormente. E com um arame, ligue os pregos que marcam as medidas na tabeira. É um verdadeiro desenho da planta do projeto, em cima do terreno.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

One thought on “Iniciando uma obra – construindo uma casa”

  1. jeronimo de mello da silva disse:

    Sua explicação de locação de uma obra , esta muito evasiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>