Fundações – Construindo uma casa

Aprenda como fazer fundação da casa. Como distribuir o peso da cobertura, lajes e parede para o solo. Cavas, armadura, forma, sapata, cálculo do concreto, alvenaria de fundação, piso e contrapiso. Esse é o episódio #09 da série como construir uma casa. Confira os vídeos:

Fundações (parte 1):


Fundações (parte 2):

Definição

Pra sua casa ficar bem firme, você precisa construir uma base especial para aguentar o peso da estrutura. E o nome dessa base é fundação. Ela tem a função de distribuir o peso da cobertura, das lajes e da parede para o solo. A fundação depende muito do tipo de terreno onde ela será construída.

Como fazer a fundação

Cavas

Para fazer a fundação, o primeiro passo é abrir as cavas. Depois de marcar no terreno o lugar exato onde você irá construir as paredes, você precisa abrir as cavas de fundação bem embaixo da posição das paredes. Se a parede externa tiver 20 cm de espessura, então a cava deve ter pelo menos 60 cm de largura e 50 cm de profundidade.

Preparação das cavas

Depois de abrir o buraco, você deve preparar a cava antes de concretar. Primeiro jogue 10 cm de brita no fundo, e soque bastante com o pilão até a pedra se entranhar na terra e ficar bem compacta. Não jogue água, pois ao invés de facilitar, irá se formar um barro, que grudará no pilão e dificultará o trabalho. Depois de compactar a brita na cava, precisa fazer um revestimento de argamassa de cimento 1:6, que terá a função de preparar o furo da cava pra colocar a armadura da sapata e evitar sujar o concreto com terra. Não se esqueça de alisar o revestimento com a desempenadeira de madeira pra ficar reto antes de colocar a armadura.

Armadura

A armadura depende do tamanho e do tipo de fundação. Se for uma sapata de 20 cm, a armadura terá 2 ferros de 10 mm amarrados com ferros de 5 mm a cada 20 cm. Se for uma sapata de 40 cm, a armadura deve ter 3 ferros de 10 mm amarrados com ferros de 5 mm a cada 20 cm.

Fôrma para a sapata

É bom colocar 2 sarrafos de cada lado da sapata pra fazer uma concretagem limpa. No caso da sapata de 20 cm, os sarrafos devem estar a 40 cm um do outro. E no caso da sapata de 40 cm, os sarrafos devem estar a 60 cm um do outro. Então é só colocar o concreto na fôrma.

Cálculo do concreto

Some o comprimento das sapatas, e multiplique pela largura e altura. Se você tiver 34 metros de sapatas de 60 cm de largura, ou seja, 0.6 m, e 10 cm de altura, ou seja, 0.1 m, o volume de concreto será 34m x 0.6 m x 0.1 m que será 2.04 m3. Então você vai precisar de 2 m3. Da mesma forma, calcule o volume de concreto das outras sapatas, e some tudo. Assim você chega na quantidade total de concreto que você irá precisar. Depois é só preparar o concreto e deixar tudo pronto para concretar a sapata.

Alvenaria de fundação

A alvenaria de fundação deve ser feita em cima da sapata. Pra fazer essa alvenaria, pode ser usado bloco assentado de argamassa de cimento e areia na proporção de 1:3. Mantenha o nível horizontal em cada etapa da fundação. Pra isso, você tem que usar a régua de pedreiro e o nível, pra ter certeza que a alvenaria não ficará torta. Quando a distância for muito grande, use a mangueira transparente pra checar o nível. O melhor é você começar a assentar os blocos a partir de um canto da parede. Aí você estende uma linha nivelada até o outro canto. Assim fica mais fácil de controlar o nível dos blocos do centro da parede. Quando você chegar na terceira fiar de blocos, a fundação já deve estar saindo da cava. Aí é só revestir todas as paredes da fundação usando argamassa de cimento e areia 1:4, com um aditivo impermeabilizante.

Piso e contrapiso

Lembre-se que o nível do piso térreo de sua casa será de 15 cm acima da última fiada, pois acima dela será colocado o contrapiso, com 10 cm, e o revestimento do piso com mais 5 cm. O ideal é que o nível do andar térreo esteja pelo menos uns 20 cm acima do ponto mais alto da calçada em frente ao terreno, assim vai facilitar a saída das águas da chuva e da tubulação de esgoto. No caso da tubulação da rede de esgoto, você precisa garantir pelo menos 1% de inclinação, ou seja, 1 cm de caimento pra cada metro de comprimento. Se a sua casa tiver 20 m de comprimento, e você quiser levar a rede de esgoto do fundo da sua casa até a frente da calçada você vai precisar de um caimento de 20 cm.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>