Esquadrias: Janelas

Continuando o tema esquadrias, no último artigo falamos sobre esquadrias: portas; hoje leia e assista o episódio #21 –  Esquadrias – Janelas, mais um excelente material da série Mãos à Obra.

Tópicos abordados no episódio #21: Importância das janelas e como escolher; tipos de janela, janela de abrir, janela de correr, janela guilhotina, vitrô ou basculante, venezianas; definição de esquadria; abertura na parede; janela de madeira, janela de ferro, janela de alumínio; vantagens da janela de alumínio; instalando uma janela de alumínio. Confira os vídeos:

Esquadrias Janelas (parte 1)


Esquadrias Janelas (parte 2)

Importância das janelas e como escolher

Na hora de se escolher as janelas, tem que pensar no lugar que elas serão colocadas. As janelas ajudam a melhorar o ambiente, além de possibilitar a visão do movimento da parte externa da casa, e de ajudar na ventilação no interior da casa. A janela é importante pra deixar entrar Sol, ar fresco, e luz do dia no cômodo. Mas pode ter uma hora que a gente quer deixar o cômodo escuro pra dormir melhor. E se for um quarto que bate muito Sol, a janela tem que tampar o Sol e deixar entrar ar, pra não esquentar demais o quarto no verão. Ou então se ficar muito frio, você vai precisar de uma janela que não deixe o vento entrar pra não esfriar demais dentro de casa.

Tipos de janela

  • Janela de abrir: A janela de abrir é feita com duas folhas que abrem pra fora ou pra dentro. Sempre que possível é melhor fazer a janela abrindo pra fora, porque assim não ocupa espaço dentro do cômodo.
  • Janela de correr: A janela de correr tem duas ou mais folhas que correm sobre um trilho. Esse tipo de janela abre para um lado ou pra outro, e aí só deixa metade da abertura livre. Em lugares quentes, isso é ruim, principalmente se a janela for pequena.
  • Janela guilhotina: A janela guilhotina também tem duas folhas que correm por um trilho lateral, mas elas correm pra cima ou pra baixo.
  • Vitrô ou basculante: A janela tipo vitrô ou basculante tem duas ou mais folhas, e quando a gente abre a janela, essas partes ficam inclinadas pra fora ou pra dentro. Esse tipo de janela é muito usado em cozinhas, banheiro e lavanderias.
  • Venezianas: As janelas tipo venezianas são muito antigas e tem esse nome por causa da cidade de Veneza, na Itália. Esse tipo de janela é feita pra deixar entrar ar no cômodo e ao mesmo tempo barrar o Sol, a luz e a visão de fora pra dentro, por isso elas são muito usadas em dormitórios. A janela veneziana tem também uma folha de vidro que abre e fecha. Assim você pode deixar entrar ar, ou então fechar totalmente o vidro pra não entrar o ar.

O que é esquadria?

Esquadria é todo o conjunto que forma uma janela ou uma porta. Pra fazer uma janela, primeiro é preciso preparar a abertura na parede, e depois instalar a esquadria. Na hora de comprar, normalmente as pessoas falam janela porque todo mundo entende, mas tanto faz falar janela ou esquadria.

Abertura na parede

A gente escolhe a abertura pensando no que a gente quer ver: a rua, a vizinhança, a paisagem do bairro, o jardim de casa. Mas é preciso pensar também no que a gente não quer que seja visto de fora, senão não se pode ficar a vontade na própria casa.

Janela de madeira

Janela de madeira

A janela de madeira tem que ser boa qualidade, comprada numa loja de confiança, senão pode dar problema. A janela pode empenar ou ficar torta, e às vezes dá pra perceber isso na hora de comprar. É só olhar bem se as juntas das partes estão bem fechadas, e se as peças da janela estão bem retas. E às vezes, a janela entorta depois de colocada, ou porque a madeira não era boa, ou porque não estava bem seca. Pra isso não acontecer, precisa comprar o material de boa qualidade. De todo o jeito você tem que pintar a janela de madeira ou envernizar, que é pra proteger ela do Sol, da chuva, e dos cupins também.

Janelas de ferro

Além das janelas de madeira, a gente encontra janelas prontas feitas de ferro, e também as janelas feitas de alumínio. As janelas de ferro são mais baratas do que as de alumínio, mas tem um problema: a água da chuva acaba enferrujando o ferro. E pra não acontecer isso, precisa fazer uma proteção na janela. Primeiro tem que passar uma tinta especial chamada Zarcão. Depois, em cima do Zarcão, tem que pintar novamente a janela com uma tinta esmalte. Se você fizer isso de vez em quando, as janelas de ferro podem durar mais tempo, mas é preciso raspar a tinta velha antes de pintar novamente.

Janelas de alumínio

As janelas de alumínio são um pouco mais caras que a de ferro, mas tem algumas vantagens. Elas já vêm da fábrica com uma proteção especial, e não tem problema de enferrujar. Por isso não precisam ser pintadas e, além disso, as janelas de alumínio são muito leves, não tem problema de funcionamento, e duram bastante tempo. Algumas já vêm até com vidro colocado.

Vantagens da janela de alumínio

Mesmo custando um pouco mais caro, as janelas de alumínio duram mais tempo, e não precisa pintar. É fácil de limpar, podendo jogar água sem ter o problema de apodrecer ou enferrujar, e não tem problema de emperrar na hora de abrir. E como as janelas de alumínio são leves, fica mais fácil de colocar nas paredes.

Instalando uma janela de alumínio

O segredo é preparar o vão com cuidado, deixando na medida da janela. Para isso, é só usar uma argamassa de cimento e areia de 1:4. Com a abertura da parede pronta, a janela pode ser parafusada ou chumbada na parede. Pra fazer o chumbamento é só usar a mesma argamassa de cimento e areia de 1:4. Na parte de cima do vão, pra não deixar que a água que escorre entre na janela, você pode colocar uma pingadeira.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

2 thoughts on “Esquadrias: Janelas”

  1. vanusia disse:

    gente amei este site, pode ter certeza que irei seguir muitas dicas que aqui li.

  2. francielma disse:

    Nossa quero essas janelas…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>