Construir Paredes – Como construir uma casa

Continuando a série sobre como construir uma casa; hoje aprenda sobre materias para construir as paredes, é o episódio #08.  Veja os diferentes tipos de paredes, blocos estruturais e de vedação, vigas de amarração, vergas e contravergas, normas  e muito mais. Acompanhe os vídeos:

As paredes (parte 1)



As paredes (parte 2)

História

No Brasil antigo, as casas eram feitas de barro. Existiam três formas de se trabalhar com o barro: a taipa de pilão, a taipa de sopapo e o adobe.

Taipa de pilão: Eram feitas com barro socado, misturado a fibras vegetais. Boa parte da arquitetura colonial brasileira foi construída com essa técnica. São paredes grossas que faz um ambiente bem quente e protegido.

Taipa de sopapo: Construía-se antes uma armação de paus redondos e cipós. Lá o barro era comprimido e batido.

Adobe: São construídas com tijolos crus, feitos de argila seca ao sol que podem ser assentados com barro.

Outras técnicas

Além das técnicas antigas e dos modernos blocos de concreto, existem outras técnicas:

Solo-cimento

É um material feito de terra com uma certa quantidade de cimento. Depois de misturado, o material pode ser prensado. Com uma pequena prensa manual. Os tijolos são prensados, e depois de 7 dias de curas, eles podem ser assentados como qualquer tijolo, usando uma argamassa de cimento e areia.

Tijolos maciços

As dimensões de tijolos maciços variam muito. Em média adota-se 5.5 cm de altura, por 11 cm de largura e 22 cm de comprimento.

Paredes

Paredes externas são feitas com tijolo atravessado ou de “uma vez”, com aproximadamente 22 cm. Paredes internas são feitas com tijolo no sentido do comprimento ou “meia vez”, com aproximadamente 11 cm. As fundações das paredes externas são feitas com “uma vez e meia”, pra ficarem aproximadamente 34 cm, e as fundações das internas com uma vez pra ficar com 22 cm.

Tijolos furados

Os tijolos furados existem em vários formatos. As dimensões são 19.5 cm por 19.5 cm por 9.5 cm. Paredes de tijolos furados não aguentam o peso de lajes e coberturas. Os tijolos furados são utilizados apenas em paredes de vedação, em construções feitas com estrutura independente. Onde há vigas para suportar os pesos das lages.

Blocos cerâmicos

São tijolos furados de vários tamanhos, mas tem melhor resistência. Eles podem ser encontrados em 4 larguras: 10 cm, 12.5 cm, 15 cm e 20 cm. A altura é sempre 19 cm. Os comprimentos são de 39 cm, 29 cm e 19 cm.

Blocos de concreto

Os blocos de concreto têm grande qualidade e uniformidade de dimensões. Eles podem ser bloco 10, usado nas paredes internas das casas. Ele mede 9 cm por 19 cm por 39 cm. Tem o bloco 15, que é usado nas paredes externas. Ele mede 14 cm por 19 cm por 39 cm. E o bloco 20, que é usado em paredes externas e fundações. Ele mede 19 cm por 19 cm por 39 cm.

Blocos estruturais

São muito resistentes e agüentam até 55 kg por cm². Por isso são muito usados em prédios.

Blocos de vedação

Pedem a construção de pilares e vigas para a sustentação das cargas.

Normas

O bloco deve obedecer as normas técnicas da ABNT. Ele tem apenas dois furos, é vazado e suas paredes são grossas com 1.5 cm, muito mais resistente. Todos têm o mesmo tamanho, garantindo uma quantidade certa de blocos por m², sem desperdício. Uma das vantagens de usar um bloco dentro das normas, é que a parede fica tão perfeita e lisa que no momento de colar os azulejos você usa pouca argamassa.

Bloco canaleta

Você pode quebrar as paredes laterais e a parede interna. Ele é perfeito para fazer vigas de amarração entre as paredes e a laje, e também para fazer as vergas e contravergas nas portas e janelas, evitando trincas.

Meio bloco

O meio bloco tem o tamanho de um dos furos, assim você não precisa cortar para fazer o arremate, e evita o desperdício.

Bloco de concreto celular

Ele é feito de argamassa de cimento e areia, e com um produto químico. Esse produto reage com o cimento produzindo uma grande quantidade de gás. Quando a massa endurece, temos um bloco muito leve, resistente e um excelente isolante térmico.

Paredes de pedras

Antigamente, as paredes eram feitas de pedras. No inicio, eram apenas cortadas e empilhadas sem argamassa. Hoje as paredes são assentadas com argamassa de cimento e areia. Os blocos podem ser cortados em ângulos retos, o que facilita o trabalho e produz paredes bem decorativas.

Por hoje é só! Continue a ler nossa série sobre construção de casa, aqui no blog de casas para comprar. Qualquer construção ou reforma exige um profissional habilitado, responsável pelo projeto e execução da obra. Procure a prefeitura ou o CREA para obter mais informações a respeito.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

One comment
  1. Pingback: Fundações – Construindo uma casa | Comprar Casas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>