Como colocar pisos e revestimentos

Continuando nosso artigo sobre pisos e revestimentos, aprenda aqui como colocar pisos:

  • Colocando o piso (preparação, limpeza e contrapiso)
  • Como fazer piso de cimento queimado
  • Como colocar a cerâmica
  • Como colocar carpete
  • Como colocar carpete de madeira
  • Em volta da casa – área externa
  • Como fazer o cimentado da calçada.

Essa é a segunda parte do episódio #24 da nossa série sobre como construir uma casa. Confira os vídeos:

Obs.: Se você perdeu a parte 1, confira nesse link: http://casabemfeita.com/pisos-e-revestimentos/

Pisos e revestimetos (parte 2):

Pisos e revestimetos (parte 3):

Colocando o piso (preparação, limpeza e contrapiso)

Qualquer que seja o revestimento, em todos os cômodos é necessário preparar bem a base para o piso. A base é o contrapiso, e a superfície das lajes. Para assentar qualquer um desses pisos, precisa fazer uma camada que deixe a superfície bem nivelada e regular.

O Primeiro passo é varrer bem o contrapiso e a laje pra eliminar toda a sujeira. Agora aplique uma nata de cimento; e finalmente aplique uma argamassa de cimento e areia na proporção de 1: 4 (1 pra 4), tem que ser uma camada de no mínimo 3 cm de altura sobre a nata de cimento, para que o contrapiso ou a laje fique toda por igual e no nível. A maneira mais fácil é usar a argamassa pronta, que é vendida especialmente para isso, e já vem com as recomendações do fabricante na embalagem; no entanto você também pode preparar a argamassa na própria obra. Com essa camada pronta a casa pode receber o piso que você desejar, até mesmo o cimentado queimado.

Como fazer piso de cimento queimado

Fazerndo piso de cimentado queimado

Fazerndo piso de cimentado queimado

Como é feito o cimentado queimado? Pra fazer o cimentado queimado, você precisa aproveitar essa camada regularizadora quando ela ainda esta mole. Antes da última camada colocam-se juntas de PVC ou alumínio em distâncias de até 1,20 m, para que o cimentado não trinque depois de endurecer. Aplica-se então a ultima camada com uma desempenadeira de madeira, e sobre essa camada ainda mole joga-se o cimento em pó, ou natural ou bem misturado com o corante que você escolher (o melhor é o vermelho, que mancha menos); em seguida a superfície é alisada de forma cuidadosa para não marcar o cimentado e não deixar manchas. Esse piso é muito bom, mas só pode ser usado depois de 7 dias, até lá ele deve ser mantido úmido e sempre protegido do sol, coberto com plástico preto ou sacos de cimento molhado.

Como colocar a cerâmica

Detalhes na colocação da cerâmica

Detalhes na colocação da cerâmica

Na hora de comprar o piso, é importante sempre comprar 10% a mais, pois sempre há quebra na obra ou no transporte, e depois não pode ficar faltando. Na hora de planejar por onde começar a colocar as peças, lembre-se: peça cortada deve ficar no canto e escondida. O assentamento é feito com argamassa colante, que facilita o trabalho, pois já compra pronta, e é só seguir as instruções do fabricante. A argamassa colante deve ser preparada 15 minutos antes da aplicação, ele deve ser estendida em trechos de 1m² por vez, usando uma desempenadeira dentada. Então se coloca a cerâmica em cima da argamassa, com cuidado, e para manter as larguras das juntas sempre iguais, colocam-se provisoriamente pequenas peças de plástico que são fornecidas pelas lojas. Ao ser assentado o ladrilho de cerâmica deve ser vibrado e batido com um martelo de borracha para que fique bem assentado, fazendo isso de metro em metro até completar o piso, em caso de duvida é só seguir as orientações do fabricante. Com argamassa colante deve-se fazer o trabalho aos poucos, só se prepara o que vai ser usado na hora, não pode preparar o que vai ser usado depois. Pra preencher as juntas (fazer o rejuntamento), precisa esperar 3 dias; pode-se comprar a argamassa pronta, especial para rejuntamento. Limpe as juntas e aplique a argamassa no piso com um rodo, preenchendo todas as juntas para o acabamento ficar por igual, depois é só limpar com pano úmido tirando o excesso da argamassa.

Como colocar carpete

Colocando o carpete na casa

Colocando o carpete na casa

Para a colocação do carpete é necessário tomar cuidado para deixar a camada regularizadora mais alta, para ficar com o carpete da altura desejada. Depois que a base está bem seca, precisa limpar bem antes de colocar o carpete. Passe-se a cola no carpete e na base e depois ele é bem esticado; pode ser colocar cordões de tecido para dar o acabamento. E onde houver uma mudança de piso, como na porta do banheiro, coloca-se uma soleira.

Como colocar Carpete de madeira

Como colocar carpete de madeira

Lindo carpete de madeira, porém menor durabilidade

Carpete de madeira é bonito, mas não pode colocar em lugar que pega muito sol e umidade, e se passar muita gente, desgasta muito rápido o material. Para sua colocação, os fabricantes fornecem um manual de instalação para se seguir direitinho. As réguas de madeira, com os 2 metros de comprimento e 20 cm de largura, são encaixadas sobre uma manta de plástico, primeiro coloca-se o plástico e em cima dele as réguas de madeira. Essas peças já vêm com acabamento em verniz sintético, e podem ser compradas em vários padrões, é um material muito bonito.

Em volta da casa – área externa

Em volta existem algumas opções; pode-se deixar só jardim e grama, ou ao redor da casa você pode fazer uma calçada de concreto com cimento, areia e pedra. E o estacionamento pode ser pavimentado com pré-moldados em forma de grelha que permitem a grama crescer por dentro.

Cimentado da calçada

Fazendo cimentado da calçada

Fazendo cimentado da calçada

Para fazer o cimentado da calçada também é simples, primeiro você limpa o terreno, tira a terra e coloca uma camada de areia de pelo menos 10 cm de altura. Então coloque ripas de madeira na distancia de no máximo 1,5 metros uma da outra, pra fazer as juntas de dilatação. O próximo passo é lançar o concreto, deixando uma espessura de 7 ou 8 cm. Depois passe a régua para nivelar e a desempenadeira para dar o acabamento final. E não se esqueça de deixar os intervalos para os canteiros de flores ou grama. Agora um detalhe importante: não plante arvores que tenham raízes muito em cima da terra, senão elas podem quebrar a calçada quando crescer.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo, em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

One thought on “Como colocar pisos e revestimentos”

  1. Ednelson B.B.Santos disse:

    Materia muito boa sobre acabamentos em pisos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>