Coberturas, Telhados e Canaletes (Construindo uma casa)

Aprenda tudo sobre coberturas de casas, tipos de cobertura, acabamentos, dicas para conforto da casa, impermeabilizantes e impermeabilização, borda do material impermeabilizante, canaletas estruturais, tipos de telhados, materiais para as telhas, telhas de fibrocimento, cálculo da quantidade de telhas, madeiras, terças, ventilação e cuidados adicionais para coberturas e telhados. Esse é o episódio #17 da série construindo uma casa, confira os vídeos abaixo:

Coberturas (parte 1):

Coberturas (parte 2):

Coberturas (parte 3):

Tipos de cobertura

Existe a cobertura horizontal que é aquela que você deixa só a laje com impermeabilizante, ou senão você pode cobrir ela com aquelas telhas compridas chamadas de canaletes estruturais. E tem as coberturas inclinadas feitas com telhas.

A cobertura não protege só da chuva, protege também do vento, da entrada de insetos, animais, do frio e do calor. Tem que pensar nisso qualquer que seja a cobertura: inclinada ou horizontal. A cobertura horizontal não pode ser completamente plana, porque aí a água da chuva não tem como escoar. Depois da laje pronta é preciso aplicar uma argamassa para regularizar a superfície, ou seja, deixar toda por igual, sem altos e baixos e sem buracos. E tem que dar um caimento de pelo menos de 1 cm por metro na direção do escoamento da água.

Acabamento da cobertura

No acabamento da cobertura use cores claras, porque refletem a luz do sol, e periodicamente é necessário lavar e pintar novamente por causa da poluição e da poeira, pra não ficar escura. Cor escura esquenta demais, não use.

Dicas para maior conforto dentro de casa

Com o telhado, se tiver uma cobertura no forro, isso vai ajudar a isolar a temperatura de dentro da casa, da temperatura de fora. Se você tem o forro e o telhado, a camada de ar que fica entre os dois deixa a casa mais fresca e protegida do calor de fora. Mas o certo mesmo é deixar aberturas de ventilação no beiral e na cuminheira. O ar quente é mais leve e sempre vai pra cima, então o ar que entra faz uma corrente: o ar mais fresco fica, e o ar mais quente vai embora, como se fosse uma chaminé. E também pode colocar um material isolante em cima do forro, como lã de vidro, cortiça, isopor, concreto celular. Eles ajudam a deixar a casa sempre com uma temperatura bem gostosa.

Cobertura horizontal

Existe varias formas para se fazer a cobertura horizontal. Você pode fazer a laje na própria obra, ou comprar pronta, pré-fabricada. Mas tem sempre que tomar muito cuidado com detalhes como o lugar da caixa d’água, a antena de TV, e com as passagens das tubulações. Depois de pronto fica difícil mudar.

Impermeabilização

Na impermeabilização é melhor comprar produtos de qualidade, de cor clara fica ótimo. Tem gente que prefere aplicar a manta com borracha sintética. Mas de qualquer forma, qualquer que seja o material, é preciso proteger o impermeabilizante e a laje do Sol com tijolos furados, argila expandida ou terra e grama. São soluções baratas e fica muito bom. Outra solução é por uma camada de isopor de 2,5 cm, e tijolos furados em cima pra segurar. Esse material não apodrece, e protege muito bem o impermeabilizante.

Borda

A borda do material impermeabilizante tem que ficar bem protegida, que é pra água não entrar por trás dele. A extremidade da laje tem que terminar com uma testeira de concreto. A testeira tem que ter uns 25 a 30 cm de altura, e a borda do impermeabilizante tem que ficar embaixo dela. Assim, a água não consegue penetrar por trás do impermeabilizante. Uma pingadeira na parte de cima impede que a água corra pra dentro, e embaixo da testeira, uma outra pingadeira evita que a água fique correndo embaixo da laje.

Canaletes estruturais

Os canaletes estruturais são feitos de fibrocimento, e são muito interessantes porque o comprimento varia bastante: tem de 3m até 9,2m. É uma telha que pode trazer economia porque pode cobrir toda a largura da laje. Mas sempre com um caimento de 1cm por metro. Essas telhas têm que ser apoiadas e parafusadas em vigas de peroba, ancoradas nas cintas de amarração da parede ou nos pilaretes, pra não serem arrancadas pelo vento. Pra fechar a frente das telhas, existem umas peças especiais em plástico, que é pra deixar uma boa ventilação. E como em qualquer telhado, nos pontos onde as telhas encostam nas paredes são colocados os rufos e contra rufos. Ela é cinza clarinho e não precisa nem pintar, mas com a poeira e poluição ela vai ficando escura. Nesse caso, pode lavar com vassoura e sabão, ou então pintar com qualquer tinta látex acrílica.

Tipos de telhados e de materiais das telhas

Os telhados podem ter uma água, duas águas, ou quatro águas, de acordo com o número de planos inclinados que formam o telhado, e distribuem a água da chuva.
As telhas podem ser dos mais diversos tipos de materiais. Em outros países é até comum encontrar telhas de madeira, cobre ou chumbo, mas aqui o mais comum são as telhas cerâmica e de fibrocimento. A telha cerâmica é a mais antiga cobertura que se conhece. Temos dois tipos mais comuns: a canal e a francesa. Já as telhas de metal, em geral são fabricadas em alumínio, com comprimentos bastante grandes.

Telhas de fibrocimento

Uma das telhas mais usadas é a telha de fibrocimento. Fabricadas com diversas formas e para diversas aplicações, além de uma grande variedade de peças complementares. E elas podem ser usadas com as telhas de fibra de vidro ou de plástico, que tem ondulações de mesmo tamanho. Elas são transparentes ou translúcidas, e deixam iluminar o local onde elas cobrem. No caso do projeto do vídeo, a de fibrocimento é a mais indicada, principalmente a de 6 mm de espessura e que é mais barata, não tem necessidade de ser mais grossa.

Quantidade de telhas

A primeira coisa a levar em conta para saber quantas telhas você irá usar é a altura da caixa d’água, que no caso do vídeo vai ter 1,30 cm. O telhado tem 11 m de comprimento dividido em duas águas. A casa tem 3,5 m de largura, então vamos fazer o telhado com 4 m de largura pra ficar um pequeno beiral que protege mais as paredes da chuva e do Sol. Se a cuminheira tem 1,5 de altura pra acomodar a caixa d’água, e o telhado tem uma inclinação de 26%, cada fiada vai ter 3 telhas. No comprimento ela se sobrepõe 26 cm e na largura elas ficam 5 cm uma em cima da outra. A casa de Pedro e Leila vai precisar de 24 telhas além das peças da cuminheira, parafusos e vedação elástica. Sem contar as madeiras pra fazer as estruturas do telhado. Com telhas de fibrocimento se faz uma grande economia no madeiramento.

Madeiras

As madeiras têm nomes e medidas que variam muito pouco de um lugar para outro no Brasil. Os mais comuns são as vigas, o caibro, a ripa, e os sarrafos de peroba, as tábuas e os pontaletes de pinho. Com as telhas e o madeiramento, você está pronto pra terminar a cobertura.

Cuidados antes de fechar a cobertura

Assim que terminar de fazer a laje do forro e a alvenaria do oitão, antes de fechar a cobertura, verifique se todas as instalações elétricas e hidráulicas que vão no forro estão certas.

A colocação da caixa d’água e de suas tubulações, os eletrodutos e os pontos de energia e alimentação, além da ligação para a antena de TV. Vejam se a caixa d’água fique bem tampada, pra que não entre poeira, insetos e animais. E não se esqueçam do alçapão, que tem que ficar perto da caixa d’água pra facilitar a manutenção dessas instalações.

Terças

Entre as paredes colocam-se as terças, que são as vigas de peroba de 6 por 16. Elas se apóiam nos frechais, que repousam sobre as cintas de amarração do oitão e das paredes, e que são amarrados nos pilaretes pra ficarem bem firmes. As telhas podem ser parafusadas nas terças com parafusos especiais que vedam os furos feitos para parafusar.

Ventilação

As aberturas de ventilação no oitão e na cuminheira são protegidas por uma peça de plástico pra impedir a entrada de insetos e animais. Depois é só pintar com tinta acrílica branca pra ajudar a refletir o calor.

Cuidados

Evite colocar qualquer coisa em cima do telhado: pra fazer a manutenção é preciso andar sobre as telhas, e o risco de quebrar é muito grande. Se for preciso mesmo, é necessário colocar uma tábua pra andar em cima. Pra colocar uma antena de TV, procure um ponto na cuminheira onde a possibilidade de penetração de água é menor. Fure a peça, passe o cano e prenda no furo, não na telha. Depois feche o furo com vedação plástica.

Informação: Olá amigo(a)! Este é um artigo informativo; não damos informações específicas sobre construção de casas. Em caso de dúvidas procure um profissional especializado. Abraços! Equipe casabemfeita.com.

One thought on “Coberturas, Telhados e Canaletes (Construindo uma casa)”

  1. lourdes disse:

    excelente as informações. ajudou bastante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>