Casas Pré-Fabricadas (O Guia Definitivo + 27 Fotos)

Pensando em construir uma casa nova? Parece que a lista de considerações não tem fim. Que tipo de terreno? Madeira ou alvenaria? Quantos andares? Que tipo de acabamento? Porém, tem uma pergunta que é importante considerar antes de todas as outras: será que uma casa pré-fabricada é mais apropriada para o projeto desejado?

Linda Casa Pré-FabricadaSão várias as dúvidas que cercam a ideia de uma casa pré-fabricada, do preço à qualidade. Descubra quais são as vantagens e desvantagens de escolher uma casa pré-fabricada para o seu próximo imóvel.

Vantagens

Uma das maiores vantagens da casa pré-fabricada é a eficiência. As casas são montadas a partir de peças que se encaixam, e que são produzidas em grande quantidade, e isso afeta vários aspectos do projeto.

Primeiramente, o modelo de produção em série garante uma produção mais rápida, eficiente, e exata de todas as partes que irão compor a casa. Isso também quer dizer que há menos variação entre peças, já que são todas feitas em escala industrial, a partir do mesmo molde.

casa-pre-fabricada (35)
A eficiência na hora da produção reduz o tempo total de construção, fazendo a casa pré-fabricada a melhor opção para quem tem pressa. Por exemplo, uma casa de 100 m2 leva, em média, de um a três meses para construir — algo absolutamente impensável na construção normal.

Outro efeito positivo da eficiência na fabricação é a redução do custo de mão de obra, tanto na fabricação das peças quanto na hora da construção da casa. Como as peças são feitas para encaixar perfeitamente umas nas outras, o trabalho fica mais fácil e mais rápido. Isso ajuda a reduzir bem o custo total do imóvel — gerando uma economia que pode variar de 15% a 25% comparado a construção de uma casa que não seja pré-fabricada.

Quer evitar gastos surpresa no final da obra? Então é uma boa ideia considerar uma casa pré-fabricada. Na maioria dos casos, o custo total da obra — da produção à construção — é determinado no início, garantindo segurança e tranquilidade tanto ao comprador quanto ao vendedor.

Pergunte ao seu vendedor se o valor apresentado agrega também o custo da mão de obra, e verifique se o vendedor tem profissionais confiáveis para recomendar. Peça que uma lista explicando cada parte do gasto total seja anexada ao contrato, evitando assim as típicas dores de cabeça de quem resolve construir.

casa-pre-fabricada (2)Obviamente, o valor da obra ficará mais alto se o terreno deve ser preparado para receber a casa. Se for necessário reforçar a fundação ou trabalhar o terreno antes e iniciar a construção, talvez seja necessário reavaliar. Certifique-se de que o seu terreno é adequado antes de fechar o valor com o vendedor.

Outra grande dor de cabeça que pode ser evitada ao escolher uma casa pré-fabricada é a burocracia na hora da construção. Fale com o seu vendedor, e certifique-se de que ele tenha experiência na aprovação de projetos junto à prefeitura e outros órgãos relevantes. Empresas que atuam há muitos anos no mercado conhecem bem a legislação e têm competência para lidar com a burocracia da aprovação, tornando o seu projeto ainda mais fácil.

Desvantagens

Por mais que as casas pré-fabricadas possam facilitar o processo de construção e reduzir o custo total da obra, é necessário ter cuidado e fazer uma boa pesquisa antes de assinar um contrato.

casa-pre-fabricada (39)Infelizmente, existem muitas empresas que prometem casas pré-fabricadas que na verdade enganam os consumidores. Um dos maiores desentendimentos entre empresas e consumidores é quanto à construção. Alguns vendedores prometem “casas pré-fabricadas” mas vendem apenas a madeira já cortada para construção. É muito importante verificar se está incluso no valor o frete dos materiais até o terreno e a mão de obra para construir a casa.

Outro fator que determinará a qualidade e durabilidade do seu novo imóvel é o tipo de madeira. Alguns vendedores fornecem madeiras in natura, não tratadas. Isso faz com que a madeira dilate com o tempo, e se deforme com variações em temperatura e umidade. Pergunte ao vendedor se a madeira é tratada — o autoclave retira a umidade da madeira e a protege contra cupins, fazendo o seu investimento muito mais duradouro. Não se esqueça também de verificar a origem da madeira. Para a sua construção, peça ao vendedor madeiras certificadas pelo IBAMA, garantindo assim a legalidade e a qualidade do seu imóvel.

casa-pre-fabricada (5)
Por último, uma das maiores desvantagens das casas pré-fabricadas é a redução das opções. Já que todas as peças são pré-fabricadas em grande quantidade, não há tantas opções de personalização quanto numa construção normal. Por exemplo, numa casa pré-fabricada será possível escolher o piso, mas talvez não a altura das paredes; se pode escolher a metragem total, mas não a largura das portas e janelas. Portanto, ao optar por uma casa pré-fabricada, se escolhe a eficiência sobre a personalização.

Conclusão

São várias as opções na hora de construir uma casa. Se as suas prioridades são eficiência, economia e praticidade, a sua melhor opção pode ser uma casa pré-fabricada. Peça orçamentos aos vendedores mais próximos ao seu terreno, e veja por si próprio as vantagens.

DIGA SIM:

  • A vendedores que tenham um engenheiro certificado que possa responder às suas perguntas.
  • A madeiras certificadas pelo IBAMA.
  • A empresas que aprovem o seu projeto junto à prefeitura e outros órgãos relevantes.
  • A um projeto com custo total incluso no contrato.

DIGA NÃO:

  • A vendedores não confiáveis, e que não tenham um engenheiro
    certificado.
  • A madeira in-natura, não tratada.
  • A empresas que não esclareçam o valor total da obra
  • A empresas que não tem, ou não tem recomendações para mão de obra para a construção da casa

Confira 22 Fotos de Lindas Casas Pré-Fabricadas

Prometemos 27 fotos, então além das 5 fotos que colocamos durante o artigo, aqui estão as outras 22:

casa-pre-fabricada (36) casa-pre-fabricada (34) casa-pre-fabricada (33) casa-pre-fabricada (32) casa-pre-fabricada (26) casa-pre-fabricada (28) casa-pre-fabricada (29) casa-pre-fabricada (30) casa-pre-fabricada (31) casa-pre-fabricada (9) casa-pre-fabricada (10) casa-pre-fabricada (11) casa-pre-fabricada (12) casa-pre-fabricada (13) casa-pre-fabricada (4) casa-pre-fabricada (7) casa-pre-fabricada (8) casa-pre-fabricada (3) casa-pre-fabricada (1) casa-pre-fabricada (40) casa-pre-fabricada (37) casa-pre-fabricada (38)Bom projeto! 😀

Recomendados Para Você:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*